LES MOTS SOUS LES MOTS E A POTENCIALIDADE CRIATIVA NO HORIZONTE DA LINGUAGEM

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mélany Dias da Silveira
https://orcid.org/0000-0003-1135-0113

Resumo

O texto deste trabalho é fruto de muitas inquietações e diálogos entre fronteiras. Na primeira parte do presente texto, sinalizo a diversidade dos interesses aos quais Saussure se dedicou em sua trajetória acadêmica. Dentre as diversas ocupações do linguista, estiveram suas investigações sobre o processo anagramático nos poemas da antiguidade clássica – estudo que ocupou mais de uma centena de cadernos manuscritos, dos quais uma parte foi publicada por Starobinski (1974) em As palavras sob as palavras. É com base na publicação de Starobinski que apresento a pesquisa de Saussure sobre os anagramas a partir de duas principais interrogações: “que leis regem tais operações?”; “os mecanismos são puramente fortuitos? Ou aplicados e desejados de maneira consciente?”. Na segunda parte, invisto em uma aproximação entre a análise de Saussure sobre o poema De rerum natura e os conceitos de linearidade, relações sintagmáticas e associativas, arbitrário do signo linguístico e valor. Por fim, proponho uma aproximação entre as descobertas de Saussure e as reflexões de Roman Jakobson, o poeta da linguística.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da Silveira, M. D. (2022). LES MOTS SOUS LES MOTS E A POTENCIALIDADE CRIATIVA NO HORIZONTE DA LINGUAGEM. Caderno De Letras, (44), 31-44. https://doi.org/10.15210/cdl.vi44.24794
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Mélany Dias da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Fonoaudiologia pela mesma Universidade (2018). Integrante do grupo de pesquisa O rastro do som em Saussure: sob efeito da escuta, sob orientação da Profa. Dra. Luiza Milano. Faz parte também do grupo de estudos Linguística, literatura e arte.