OS PRINCÍPIOS FUNDADORES DO PENSAMENTO BENVENISTIANO E A ABERTURA PARA ANÁLISE NA LITERATURA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

André Rodrigues Da Silva
http://orcid.org/0000-0002-3554-9605
Daiane Neumann
https://orcid.org/0000-0002-7363-0375

Resumo

O objetivo deste artigo é buscar os princípios fundadores da teorização benvenistiana, especificamente a partir do estudo dos pronomes e da subjetividade, a fim de atentar para o fato de que a construção desses princípios teóricos potencializa a interface entre língua e literatura, para uma abertura de análise em obras literárias. Será feita, com isso, uma discussão acerca da língua e linguagem, através da consideração sobretudo dos textos que compõem a quinta parte dos Problemas de Linguística Geral I intitulado “O homem na língua”. Ademais, é de nosso interesse refletir acerca de como essa reflexão teórica advinda do pensamento benvenistiano foi explorada por diferentes pesquisas que buscam a interface aqui propulsionada, no contexto francês e no brasileiro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Da Silva, A. R., & Neumann, D. (2022). OS PRINCÍPIOS FUNDADORES DO PENSAMENTO BENVENISTIANO E A ABERTURA PARA ANÁLISE NA LITERATURA. Caderno De Letras, (44), 59-71. https://doi.org/10.15210/cdl.vi44.24796
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

André Rodrigues Da Silva, Universidade Federal de Pelotas / Doutorando em Letras (PPGL UFPel)

Doutorando no programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação, na linha de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), pela Universidade Católica de Pelotas (2015). Graduando no curso de Letras - Redação e Revisão de Textos pela Universidade Federal de Pelotas. Fui bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa chamado " O Ensino Secundário no Rio Grande do Sul: desdobramentos da Educação Pública e Privada (1930-1960) ". Sou membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Fui Presidente do Conselho Municipal de Cultura (2017/2019) na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Tenho experiência na área do existencialismo com ênfase na angústia, na revolta e no absurdo sob o aporte dos estudos em Albert Camus. Na área da História da Educação, estudo sobre almanaques do Rio Grande do Sul, assim como o seu processo editorial no estado. No campo da Letras estudo os conceitos de subjetividade na literatura e na linguística.

Daiane Neumann, Universidade Federal de Pelotas / Professora dos cursos de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2004), mestrado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Passo Fundo (2008) e doutorado em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), com período de doutorado-sanduíche na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, sob a orientação de Gérard Dessons. Fez estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017) e na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2021). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas, em cursos de graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras, onde atuou também como coordenadora. É líder do grupo de pesquisa "Linguística, literatura e arte" do CNPq. Dedica-se ao estudo da obra de Ferdinand de Saussure, de Émile Benveniste e da poética de Henri Meschonnic, a fim de pensar questões pertinentes à teoria da linguagem de forma que esta não seja concebida desvinculada da literatura. A partir da concepção de linguagem, enquanto uma antropologia histórica, dedica-se a refletir sobre a relação da linguagem com o ritmo, com a voz, com o corpo, em textos literários.