DA RECRIAÇÃO DA SEMIOLOGIA: APONTAMENTOS SOBRE A ATIVIDADE DA LINGUAGEM POÉTICA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Aroldo Garcia dos Anjos
http://orcid.org/0000-0003-4014-8096

Resumo

É objetivo deste trabalho ensaiar uma discussão teórica introdutória à noção de atividade sob a perspectiva da poética do ritmo. Para tanto, discutem-se a concepção de antropologia histórica da linguagem e de semiologia. Busca-se, com isso, subsídios para a análise de textos literários sob um ponto de vista discursivo, sobretudo a partir de reflexões derivadas de Henri Meschonnic, Gérard Dessons, Chloé Laplantine e Hans Lösener. Por representarem uma base de discussão em comum entre os autores citados, revisitam-se considerações de Émile Benveniste, Ferdinand de Saussure e Wilhelm von Humboldt.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
dos Anjos, A. G. (2022). DA RECRIAÇÃO DA SEMIOLOGIA: APONTAMENTOS SOBRE A ATIVIDADE DA LINGUAGEM POÉTICA. Caderno De Letras, (44), 73-84. https://doi.org/10.15210/cdl.vi44.24797
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Aroldo Garcia dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando e mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduado em Letras Alemão/Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor de alemão e tradutor. Interessa-se por discussões de língua, literatura, ensino e tradução.