DO COLONIAL AO CORPORAL: CONFIGURAÇÕES DO GÊNERO HORROR EM O ENIGMA DO OUTRO MUNDO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BADLEY, L. Writing Horror and the Body: the fiction of Stephen King, Clive Barker, and Anne Rice. Westport, Connecticut: Greenwood Press, 1996.
BEZARIAS, C. A. Funções do mito na obra de H. P. Lovecraft. Dissertação de Mestrado em Letras. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006.
BOTTING. F. Dark Bodies. In: Limits of Horror: Technology, bodies, Gothic. Manchester: Manchester University Press, 2008.
BRANTLINGER, P. Rule of Darkness: British Literature and Imperialism, 1830–1914. Ithaca: Cornell University Press, 1988.
CLUTE, J. (eds). The Illustrated Encyclopedia of Science Fiction. New York: Dorling Kindersley, 1995.
DEIRDRE D. A. In: Empire, Race, and the Victorian Novel. In: BRANTLINGER, P.; THESING, W. B. (eds.). Oxford: A Companion to the Victorian Novel. Blackwell Publishing, 2002.
FORMAN, R. G. Empire. In: MARSHALL, G. (eds.). The fin de siècle, New York: Cambridge University Press, 2007. (The Cambridge Companion to).
GARRISON. J. D. “An empire of ideals”: the chimeric imagination of Ronald Reagan. New York: Routledge, 2013. (Routledge research in American politics and governance; 5).
GLASBERG, E. Who goes there? Science, fiction, and belonging in Antarctica. Journal of Historical Geography 34. Princenton: Princeton University, pp. 639–657, 2008. Disponível em:
HASLAM, J. The Whiteness of Manly Pulp from Tarzan’s Jungle to Buck Rogers’ Phalectrocentrism Gender, Race, and American Science Fiction. In: Reflections on Fantastic Identities. New York: Routledge, 2015.
HOLLINGER, D. A. The one drop rule & thre one hate rule. Journal of the American Academy of Arts & Sciences, Cambridge, v. 134, Número 1, 2005, pp. 18-28. Disponível em
HURLEY, K. The Gothic Body: sexuality, materialism, and degeneration at the fin de siècle. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
JENKINS, P. Decade of Nightmares: The End of the Sixties and the Making of Eighties America New York: Oxford University Press, 2006.
JONES, D. Horror Stories: Classic Tales from Hoffmann to Hodgson. New York: Oxford University Press, 2014.
LAVENDER III, I. Race in American Science Fiction. Indiana: Indiana University Press, 2011.
LOVECRAFT, H. P. From Lovecraft to Frank Belknap Long, August 21, 1926. In: DERLETH, A., WANDREI, D. (eds.). Selected Letters II (1925-1929). By H.P. Lovecraft, Sauk City, WI: Arkham House Publishers Inc, 1968.
MENDOZA, B. S. The Creolizing Genre of SF and the Nightmare of Whiteness in John W. Campbell’s “Who Goes There?”. Journal of Science Fiction and Philosophy vol.1 Rutgers University, 2018. Disponível em:
O ENIGMA DO OUTRO MUNDO. Direção de John Carpenter. Los Angeles, Universal Pictures, 1982. Streaming (109 min.).
PHILLIPS, K. R. Dark Directions: Romero, Craven, Carpenter, and the Modern Horror Films. Illinois: Southern Illinois University Press, 2012.
PRINCE, S. (ed.). The Horror Film. London: Rutgers University Press, 2004.
REYES, X. (ed.). Body Gothic: Corporeal Transgression in Contemporary Literature and Horror Film. Cardiff: University of Wales Press, 2014. (Gothic Literary Studies).
REYES, X. (ed.). Horror: a Literary History. London: British Library, 2016.
ROBERTS, Adam. A verdadeira história da ficção científica: Do preconceito à conquista das massas. Trad. Mário Molina. São Paulo: Seoman, 2018.
SCOTUZZI, N. S. Prefácio. In: CAMPBELL, J. W. O enigma de outro mundo. Rio Claro, SP: Diário Macabro, 2019.
SILVA, A. M. O admirável mundo novo da República Velha: O nascimento da ficção científica brasileira no começo do século XX. 2008. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: < https://goo.gl/Au75GN >. Acesso em: 03 dez. 2022.
SILVA, A. M. O Homus Lovecraftus contra a modernidade, Revista Abusões, Rio de Janeiro, v. 04, número 04, ano 03, pp. 44-68. Disponível em
SILVA, A. M. Polpas de sangue, choro e Bourbon. In: CAMPBELL, John W. O enigma de outro mundo. Trad. Nathalia Sorgon Scotuzzi. Rio Claro, SP: Diário Macabro, 2019.
SNODGRASS, M. E. Colonial Gothic. In: ______ (ed.). Encyclopedia of Gothic Literature. New York: Facts On File, Inc., 2005.
SÖDERSTRÖM, J. The Uncanny Thing: Paranoia and Claustrophobia in The Thing and “Who Goes There?”. Karlstad University, Faculty of Arts and Social Sciences, 2016. Disponível em
STONE, O.; KUZNICK, P. A história não contada dos Estados Unidos. Trad. Carlos Szlak. São Paulo: Faro Editorial, 2015.
STUART. D. A. Who Goes There?. Astounding Science-Fiction, New York, v. XXI, número 6, pp. 60-97, 1938.
TINDALL, G. B. (ed.). America: A Narrative History. New York: W. W. Norton & Company Inc, 1984.
WARWICK, A. Colonial Gothic. In: MULVEY-ROBERTS, Marie. The handbook to gothic literature. New York: New York University Press, 1998.