MERLIN E MORGANA: MAGIA BRANCA E MAGIA NEGRA NA TELINHA E NA TELONA

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Justine Breton

Resumo

A lenda do Rei Artur, amplamente construída sobre uma lógica dual e maniqueísta, opõe duas figuras de bruxos que contribuem para a renovação constante da narração: Merlin, o mago conselheiro dos soberanos, e a fada Morgana, bruxa maléfica e ávida por poder. Embora ancorada na tradição literária medieval, essa repartição de gênero das personagens entre o Bem e o Mal constitui uma criação do século XX, largamente desenvolvida pelo cinema e pela televisão. Este artigo propõe um olhar diacrônico sobre a construção deste casal antitético, estudando a evolução dessas duas figuras essenciais da lenda arturiana e suas relações, desde sua aparição no século XII, em obras francesas e inglesas, até as maiores produções cinematográficas e televisivas da cultura popular: Os cavaleiros da távola redonda (1953), A Espada era Lei (1963), Excalibur (1981), mas também as séries televisivas Kaamelott, Merlin e Camelot.

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Como Citar
Breton, J. (2023). MERLIN E MORGANA: MAGIA BRANCA E MAGIA NEGRA NA TELINHA E NA TELONA. Caderno De Letras, (45), 151-163. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/25140
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Justine Breton, Universidade de Reims Champagne-Ardenne, França

Justine Breton é Mestre de Conferências em Literatura Francesa na Universidade de Reims Champagne-Ardenne (França). Ela pesquisa as representações da Idade Média europeia na cultura contemporânea, interessando-se em particular pelo audiovisual: filmes, séries televisivas, videogames. É autora das obras Le Roi que fut et qui sera. Représentations du pouvoir arthurien sur petit et grand écrans (2019), Un Moyen Âge en clair-obscur. Le médiévalisme dans les séries télévisées (2023) e The Witcher, un monde de légendes (2023), publicados na França e ainda inéditos em português.

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