"QUE ELE AME, E NÃO POSSA POSSUIR O OBJETO AMADO". INTERAÇÕES ENTRE FOTOGRAFIA E LITERATURA NA OBRA NARCISO DE OTTO ANTUNES

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Francielly Freitas

Resumo

Este estudo teve como propósito explorar potenciais caminhos de interpretação da obra “Narciso”, concebida pelo artista visual Otto Antunes, através do diálogo entre Literatura e Fotografia. Narciso emerge como uma das figuras emblemáticas da obra As metamorfoses, do filósofo grego Ovídio (1983). Antunes realizou uma releitura da obra de Ovídio utilizando a fotografia como linguagem artística, empregando o gelo como elemento para compor sua poética. À luz das contribuições de John Berger (2013) e Jacques Rancière (2012), buscou-se revisitar os conceitos de Studium e Punctum de Roland Barthes (1984), percebendo-os como elementos dependentes no processo de recepção do espectador em relação à obra de arte. Além disso, buscou-se compreender a relevância da Fotografia Híbrida presente na obra, e suas implicações na poética do artista, e por conseguinte, em seus possíveis significados.
 

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Como Citar
Freitas, F. (2024). "QUE ELE AME, E NÃO POSSA POSSUIR O OBJETO AMADO". INTERAÇÕES ENTRE FOTOGRAFIA E LITERATURA NA OBRA NARCISO DE OTTO ANTUNES: . Caderno De Letras, (46), 147-159. https://doi.org/10.15210/cdl.vi46.25895
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francielly Freitas, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduação em Letras - Português. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Referências

Barthes R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984
Berger J. Para entender uma fotografia. São Paulo: Editora Schwarcz S.A. 2013
Bittencourt, D. Fotografia híbrida. Chiado Brasil, 2018
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Kossoy B. Realidade e ficções na trama fotográfica. 5. Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.
Lukács G. A forma interna do romance. In: A teoria do Romance: um ensaio histórico- filosófico sobre as formas da grande épica. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas cidades- Editora 34, 2009.
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