NARRATIVA VISUAL LÓGICO DIDÁTICA PARA O ENSINO AO SURDO: A NOTÍCIA EM FOCO

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Francyllayans Karla da Silva Fernandes
Margarida Rodrigues de Andrade Borges
Edneia de Oliveira Alves

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência prática de parte das atividades desenvolvidas em um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que trata do ensino da leitura e produção de texto em Língua Portuguesa como segunda língua (L2) por meio do uso da Narrativa Visual Lógico Didática (NVLD) para alunos surdos. Esse relato se justifica porque o uso desse material demonstrou ser uma alternativa diferenciada e eficaz para o letramento do surdo em língua portuguesa. A teoria que fundamenta a produção da NVLD é a verbo-visualidade de Brait. Neste relato focamos na criação da Narrativa a partir do texto jornalístico: “Como a guerra na Ucrânia pode acabar: especialistas analisam o conflito” composto por 331 vocábulos e 8 parágrafos. A criação resultou em uma NVLD com 21 slides, que incluem 59 imagens, das quais 18 foram adaptadas.

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Como Citar
da Silva Fernandes, F. K., de Andrade Borges, M. R., & de Oliveira Alves , E. (2025). NARRATIVA VISUAL LÓGICO DIDÁTICA PARA O ENSINO AO SURDO: A NOTÍCIA EM FOCO. Caderno De Letras, (49), 145-161. https://doi.org/10.15210/cdl.vi49.26936
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Francyllayans Karla da Silva Fernandes, Universidade de Pernambuco-UFPE

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB. Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora assistente de Libras, Educação Inclusiva e Estágio no Departamento de Pedagogia, na Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Garanhuns-Pernambuco, Brasil. E-mail: francyllayans.karla@upe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9690-464X

Margarida Rodrigues de Andrade Borges, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB

Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Tradutora Intérprete de Libras em caráter efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus Campina Grande – Paraíba.

Edneia de Oliveira Alves , Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Doutora e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professora de Libras lotada no Departamento de Línguas de Sinais, na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.  

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