NARRATIVA VISUAL LÓGICO DIDÁTICA PARA O ENSINO AO SURDO: A NOTÍCIA EM FOCO
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Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência prática de parte das atividades desenvolvidas em um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que trata do ensino da leitura e produção de texto em Língua Portuguesa como segunda língua (L2) por meio do uso da Narrativa Visual Lógico Didática (NVLD) para alunos surdos. Esse relato se justifica porque o uso desse material demonstrou ser uma alternativa diferenciada e eficaz para o letramento do surdo em língua portuguesa. A teoria que fundamenta a produção da NVLD é a verbo-visualidade de Brait. Neste relato focamos na criação da Narrativa a partir do texto jornalístico: “Como a guerra na Ucrânia pode acabar: especialistas analisam o conflito” composto por 331 vocábulos e 8 parágrafos. A criação resultou em uma NVLD com 21 slides, que incluem 59 imagens, das quais 18 foram adaptadas.
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