PERFORMANCES IDENTITÁRIAS DE SURDOS/AS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO ALTERITÁRIA DAS IDENTIDADES A PARTIR DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO SOBRE CULTURA SURDA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

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Guilherme Freitas
Francisco Rogiellyson da Silva Andrade
http://orcid.org/0000-0002-2585-1878

Resumo

Este artigo analisa o processo de constituição alteritária das identidades (re)velado a partir de palestras proferidas por três participantes Surdos/as nessas interlocuções. Para a fundamentação teórica, embasamo-nos em estudos que tratam sobre a importância da Libras (Gesser, 2006) e sobre identidades (Hall, 2000; Perlin, 1998, 2000; Silva, 2000; Woodward, 2000, entre outros). Metodologicamente, esta é uma pesquisa-ação colaborativa cujos dados foram gerados por meio de observações e anotações em diário de campo a partir das narrativas de três palestrantes Surdos/as em uma atividade de projeto de extensão realizado para alguns cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), campus samambaia, Goiânia. Como resultados, identificamos que a cultura ouvinte influencia de forma negativa no processo de identificação do sujeito Surdo, pois remete à normalização, ao uso do aparelho auditivo, à tentativa de cura e à oralização como principal recurso de comunicação em contextos vivenciados/as por eles/as em ambientes sociais e na família. Por outro lado, observou-se uma identificação linguística e cultural construída pelos/as participantes quando interagiam com os/as seus/suas pares Surdos/as em casa e em Associações. Portanto, percebe-se que a constituição identitária de pessoas Surdas ocorre no e pelo discurso, na alteridade com o(s) outro(s), de maneira fragmentária, híbrida, fronteiriça. Para realizar suas performances identitárias, os/as Surdos/as, a partir das diversas vozes sociais que lhes atravessam, verbalizam que se afirmam como sujeitos diferentes do polo ouvinte, o que enseja políticas linguísticas que de fato gerem seu acesso às comunidades.

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Como Citar
Freitas, G. G. de, & Andrade, F. R. da S. (2025). PERFORMANCES IDENTITÁRIAS DE SURDOS/AS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO ALTERITÁRIA DAS IDENTIDADES A PARTIR DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO SOBRE CULTURA SURDA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS : . Caderno De Letras, (49), 163-181. https://doi.org/10.15210/cdl.vi49.27357
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Guilherme Freitas, Universidade Federal de Goiás-UFG

Possui duas graduações, a primeira em licenciatura em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás (2016) e a segunda licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (2022). Possui duas especializações, a primeira em Linguística das Línguas de sinais pela Universidade Federal de Goiás (2018) e a segunda em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Concluiu o mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2020) com estudo desenvolvido com a escrita das línguas de sinais (ELiS). Atualmente, é Doutorando em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - PPGL/UFG (2021). Atua no ensino superior desde 2018, nas áreas de linguística e ensino de Libras e ELiS. Tem proficiência do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez /Goiás- (CAS/GO ) para atuar como intérprete de Libras. Atuou como voluntário nos jogos olímpicos Rio 2016 na função de intérprete de Libras. Atualmente, é colaborador do grupo de pesquisa do Laboratório de Leitura e Escrita em Língua de Sinais - LALELIS e membro do Grupo de Pesquisa Educação bilíngue e ensino/aprendizagem das línguas de sinais, no qual desenvolve estudos sobre ensino-aprendizagem de Libras/ELiS, formação de professores e inclusão pela Universidade Federal de Goiás.

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará-UFC

Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Atua como professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza da área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada ao ensino de língua materna, à leitura e seu ensino, bem como ao ensino de produção textual, oralidade e análise linguística/semiótica, à formação de professores de língua materna e estrangeira, aos estudos do letramento. Interessa-se, ainda, pelo estudo de narrativas autobiográficas em sua vertente teórica e metodológica. 

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