CUADERNILLOS DE CDS UTILIZADOS COMO PARATEXTOS EN LA COLECCIÓN COMPOSITORES LATINO-AMERICANOS DE BEATRIZ BALZI

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva

Resumo

Este artículo tiene por objetivo analizar el empleo de los cuadernillos como paratextos de los CDs producidos por la pianista argentino-brasileña Beatriz Balzi (1936-2001) en su serie de CDs titulada Compositores Latino-americanos (1984-2000). Para ello utiliza el concepto de paratexto como un conjunto de herramientas verbales o icónicas que prepara al (a la) receptor(a) para la obra que está por conocer (GENETTE, 1987, apud ALVARADO, 1994), así como la idea de música como una forma de lenguaje, capaz de expresar y comunicar la experiencia humana (ADORNO, 2018, apud MEDEIROS; LOPES, 2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de Almeida Monteiro da Silva, E. M. (2024). CUADERNILLOS DE CDS UTILIZADOS COMO PARATEXTOS EN LA COLECCIÓN COMPOSITORES LATINO-AMERICANOS DE BEATRIZ BALZI. Caderno De Letras, (48), 141-165. https://doi.org/10.15210/cdl.vi48.27369
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva, Universidade de São Paulo

Eliana Monteiro da Silva é pianista, Mestre e Doutora em Música pela ECA-USP, com auxílio FAPESP. Concluiu Pós-Doutorado na mesma universidade, com a antologia "Compositoras Latino-americanas: vida - obra - análise de peças para piano", publicada pela Editora Ficções. Sua área de atuação como pesquisadora é a intersecção entre a música e outras manifestações artísticas, com especial atenção à produção intelectual feita por mulheres. É autora do livro "Clara Schumann: compositora x mulher de compositor" (2011), e co-autora dos livros "Da ópera ao lied: uma evocação à palavra cantada" (2013), "Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Ambientes Musicais" (2015), “Diálogos Interdisciplinares em Música” (2021) e “Aspectos socioculturais interligados ao trajeto profissional de compositores e intérpretes musicais” (2024). Foi idealizadora, produtora e palestrante do Projeto “MusiMAC 2013: Arte contemporânea para ver e ouvir”, juntamente com os professores Ana Gonçalves Magalhães (MAC-USP) e Amilcar Zani (CMU-USP). Ministrou o curso “Sons e Imagens da América Latina” no Instituto Cervantes em 2016-2017, com o pintor e prof. Juan José Balzi. Em 2017 representou o Brasil no III Coloquio de Investigación Musical Ibermúsicas – com a temática “Música y Mujer em Iberoamérica: haciendo música desde la condición de género”, indicada pela FUNARTE. Organizou, em 2023, o “Encontro: Compositoras na América Latina” juntamente com os professores Amilcar e Heloisa Zani. Integra a rede "Sonora - músicas e feminismos" e os grupos "Polymnia" e "Musica y Genero: grupo de estudios Latinoamericanos", dedicados ao estudo de gênero na música. É Pesquisadora-Colaboradora no Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra disciplinas sobre Música Latino-americana e sobre Compositoras na Música Erudita, no curso de Pós-Graduação. Desde 2023 integra o grupo artístico interdisciplinar "Nós somos". www.elianamonteirodasilva.com

Referências

Academia Brasileira de Música. Disponible en: .
Alvarado, M. Paratexto. Enciclopedia Semiológica. Buenos Aires: Editorial Eudeba, 1994.
Aretz, I. (rel.) América Latina en su música. México D. F.: Siglo XXI Editores, 1987.
Balzi, B. Compositores Latino-americanos 1, 2, 3. Manaus: Sonopress Indústria e Comércio Fonográfico Ltda, 1997.
Balzi, B. Compositores latino-americanos 4. Manaus: Sonopress Indústria e Comércio Fonográfico Ltda, 1995.
Balzi, B. Compositores Latino-americanos 5. Manaus: Sonopress Indústria e Comércio Fonográfico Ltda, 1998.
Balzi, B. Compositores Latino-americanos 7. Manaus: Sonopress Indústria e Comércio Fonográfico Ltda, 2000.
Balzi, B. Projeto Vitae. São Paulo, ca. 1999, inédito.
Bethell, L. (ed.). A cultural history of Latin America: literature, music and the visual arts in the 19th and 20th centuries. New York: Cambridge University Press, 1999 (Reprinted).
C I Compositores Intérpretes. Disponible en: .
García Canclini, N. Culturas híbridas: Estrategias para entrar y salir de la modernidad. Ciudad de México: Editorial Grijalbo, S.A, 1990.
Marín, B. Morre aos 83 anos o poeta argentino Juan Gelman. In: El País, México, 15/01/2014. Disponible en: .
Medeiros, A.; Lopes, E. A música como linguagem dos objetos e dos afetos: uma perspectiva a partir de Walter Benjamin. In: Revista Dialectus, Ano 10, n. 21. Janeiro-Abril, 2021. p. 296-317.
Mercosur. Disponible en: .
Monteiro da Silva, E. Beatriz Balzi (1936-2001): América Latina e contemporaneidade como opção. In: Revista Brasileira De Música, vol. 28, n. 1. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. Disponível em: .
Ribeiro, A. A teia e o labirinto. Tese (Doutorado em Música). Belo Horizonte, UFMG, 2016.
Silva, E. M. A. M. Beatriz Balzi e o piano da América Latina: a música erudita deste continente analisada a partir das gravações da pianista na série de CDs Compositores Latino-Americanos. Tese (Doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: .
Silva, E.; Zani, Amilcar. Recordando a compositora Graciela Paraskevaídis aos 80 anos de seu nascimento. In: Revista Música, v. 20 n. 1. São Paulo: Universidade de São Paulo, julho de 2020. p. 151-176.
Vitae, Cultura, Educação e Promoção social. Disponible en: .