CUADERNILLOS DE CDS UTILIZADOS COMO PARATEXTOS EN LA COLECCIÓN COMPOSITORES LATINO-AMERICANOS DE BEATRIZ BALZI
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artículo tiene por objetivo analizar el empleo de los cuadernillos como paratextos de los CDs producidos por la pianista argentino-brasileña Beatriz Balzi (1936-2001) en su serie de CDs titulada Compositores Latino-americanos (1984-2000). Para ello utiliza el concepto de paratexto como un conjunto de herramientas verbales o icónicas que prepara al (a la) receptor(a) para la obra que está por conocer (GENETTE, 1987, apud ALVARADO, 1994), así como la idea de música como una forma de lenguaje, capaz de expresar y comunicar la experiencia humana (ADORNO, 2018, apud MEDEIROS; LOPES, 2021).
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
Alvarado, M. Paratexto. Enciclopedia Semiológica. Buenos Aires: Editorial Eudeba, 1994.
Aretz, I. (rel.) América Latina en su música. México D. F.: Siglo XXI Editores, 1987.
Balzi, B. Compositores Latino-americanos 1, 2, 3. Manaus: Sonopress Indústria e Comércio Fonográfico Ltda, 1997.
Balzi, B. Compositores latino-americanos 4. Manaus: Sonopress Indústria e Comércio Fonográfico Ltda, 1995.
Balzi, B. Compositores Latino-americanos 5. Manaus: Sonopress Indústria e Comércio Fonográfico Ltda, 1998.
Balzi, B. Compositores Latino-americanos 7. Manaus: Sonopress Indústria e Comércio Fonográfico Ltda, 2000.
Balzi, B. Projeto Vitae. São Paulo, ca. 1999, inédito.
Bethell, L. (ed.). A cultural history of Latin America: literature, music and the visual arts in the 19th and 20th centuries. New York: Cambridge University Press, 1999 (Reprinted).
C I Compositores Intérpretes. Disponible en:
García Canclini, N. Culturas híbridas: Estrategias para entrar y salir de la modernidad. Ciudad de México: Editorial Grijalbo, S.A, 1990.
Marín, B. Morre aos 83 anos o poeta argentino Juan Gelman. In: El País, México, 15/01/2014. Disponible en:
Medeiros, A.; Lopes, E. A música como linguagem dos objetos e dos afetos: uma perspectiva a partir de Walter Benjamin. In: Revista Dialectus, Ano 10, n. 21. Janeiro-Abril, 2021. p. 296-317.
Mercosur. Disponible en:
Monteiro da Silva, E. Beatriz Balzi (1936-2001): América Latina e contemporaneidade como opção. In: Revista Brasileira De Música, vol. 28, n. 1. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. Disponível em:
Ribeiro, A. A teia e o labirinto. Tese (Doutorado em Música). Belo Horizonte, UFMG, 2016.
Silva, E. M. A. M. Beatriz Balzi e o piano da América Latina: a música erudita deste continente analisada a partir das gravações da pianista na série de CDs Compositores Latino-Americanos. Tese (Doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em:
Silva, E.; Zani, Amilcar. Recordando a compositora Graciela Paraskevaídis aos 80 anos de seu nascimento. In: Revista Música, v. 20 n. 1. São Paulo: Universidade de São Paulo, julho de 2020. p. 151-176.
Vitae, Cultura, Educação e Promoção social. Disponible en: