A LINGUAGEM NEUTRA NO LEGISLATIVO BRASILEIRO: TENSIONAMENTOS ENTRE FORÇAS CENTRÍPETAS E CENTRÍFUGAS NA LÍNGUA

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Nívea Rohling
Willian Gonçalves da Costa

Resumo

A discussão em torno da linguagem neutra ganhou espaço nos debates políticos, produzindo um conjunto de noções, crenças e sentimentos sobre a língua, materializados em textos da esfera legislativa. Tendo em vista essa problemática, este artigo analisa o embate entre forças centrípetas e centrífugas na língua em projetos de lei sobre a linguagem neutra que tramitaram no congresso nacional brasileiro no período de 2020 a 2023. Para tanto, a pesquisa tem como embasamento epistemológico os estudos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003[1952/3], Volóchinov, 2018[1929]) e o Campo das ideologias linguísticas (Blommaert, 2014; Woolard; Schieffelin, 1994, 1998; Kroskrity, 2004; Irvine; Gal, 2000). Os dados de análise constituem-se de 05 (cinco) projetos de lei (PL), selecionados dos sites das assembleias legislativas dos Estados brasileiros. A análise empreendida aponta para o embate entre forças centrípetas (conservadorismos, direita e seus extremos) e forças centrífugas (estratificações linguísticas e heterodiscursiva). Nas práticas legislativas analisadas, são mobilizadas ideologias linguísticas centralizadoras com vistas a manter a hegemonia de determinada concepção de língua e de interdição de outras performances linguístico-discursivas.
 

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Como Citar
Rohling, N., & Gonçalves da Costa, W. (2025). A LINGUAGEM NEUTRA NO LEGISLATIVO BRASILEIRO: TENSIONAMENTOS ENTRE FORÇAS CENTRÍPETAS E CENTRÍFUGAS NA LÍNGUA. Caderno De Letras, (49), 81-103. https://doi.org/10.15210/cdl.vi49.27476
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada III da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL).

Willian Gonçalves da Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Amapá. Graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Amapá. Bolsista CAPES. Atuo como tutor a distância da UNIFAP/UAB/CAPES, no curso de Letras-Português - EAD. Atuei como monitor de escrita acadêmica no Departamento de Letras e Artes - DEPLA/UNIFAP e bolsista pesquisador do Programa Voluntário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amapá - PROVIC/UNIFAP. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Pós-Coloniais - NEPC/UNIFAP

Referências

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Referências dos dados de análise

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