RECONHECIMENTO LEGAL DA LIBRAS NOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ

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Isis Ribeiro Berger
Andréa Carolina Bernal Mazacotte
Tânia Aparecida Martins

Resumo

O reconhecimento legal da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos níveis municipal, estadual e federal representa um marco significativo nas políticas linguísticas brasileiras, resultante da luta histórica das comunidades surdas pela garantia de seus direitos linguísticos e sociais. Este artigo analisa a Libras como a língua natural dos surdos (Lillo-Martin, 1999; Capovilla; Souza, 2000; Quadros; Karnopp, 2004) problematizando os equívocos conceituais amplamente disseminados na sociedade, que frequentemente a reduzem a simples gestos, mímicas ou formas de comunicação limitada, que refletem equívocos sobre o status linguístico da Libras. A pesquisa fundamentada em uma revisão bibliográfica e documental, examina a lei do Estado do Paraná e seus municípios e investiga a utilização de termos como "Linguagem Gestual" e "Linguagem de Sinais", questionando os impactos dessas nomenclaturas na consolidação do seu status linguístico. O objetivo é interpretar essas legislações à luz das políticas linguísticas e dos Estudos Linguísticos de Libras, considerando o contexto histórico de sua elaboração. Como objetivo específico, busca-se identificar os termos utilizados nos textos legais e discutir suas implicações para a visibilidade da Libras como língua plena e estruturada. A análise identificou a prevalência de terminologias inadequadas e demonstrou a importância de consolidar o termo “Língua Brasileira de Sinais” para reforçar o reconhecimento da Libras como língua legítima e natural dos surdos com estrutura própria. Conclui-se que, há necessidade de uniformizar a terminologia legal, com vistas a fortalecer a conscientização pública sobre o status da Libras.

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Como Citar
Ribeiro Berger, I., Bernal Mazacotte, A. C., & Martins, T. A. (2025). RECONHECIMENTO LEGAL DA LIBRAS NOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ. Caderno De Letras, (49), 57-79. https://doi.org/10.15210/cdl.vi49.27529
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Isis Ribeiro Berger, UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada da UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu. Docente do Programa de Pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras. Membro da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo.

Andréa Carolina Bernal Mazacotte, UNIOESTE - Professora Adjunta

Mestre em Ensino no PPGEn na Unioeste/Foz do Iguaçu. Pós-graduação em Libras e Educação Especial no Instituto Eficaz em Maringá. Professora de Libras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua de Sinais - Libras, Educação de Surdos, Metodologia de Ensino L2 (Libras - Português), Acessibilidade na área dos surdos e Cultura Surda.

Tânia Aparecida Martins, UNIOESTE - Professora Adjunta

É professora adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - campi de Toledo). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (PPGL - Unioeste), na área de concentração Linguagem e Sociedade da Unioeste, na linha de pesquisa dos estudos da linguagem: descrição dos fenômenos linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade em que também é docente e orientadora de Mestrado. O doutorado com pesquisa voltada para à organização e modelagem de um dicionário monolíngue de Libras e o mestrado com "um estudo descritivo sobre as manifestações de ambiguidade lexical na Libras". Graduação em Pedagogia (Unimeo -CTESOP) e em Letras - Libras Bacharelado pela UFSC (2012). Líder do PORLIBRAS - Grupo de Estudos e Pesquisas para a investigação da LIBRAS, certificado pelo CNPq.Também integra o Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição: escolhas tradutórias interpretativas (LingCognit). Atualmente é coordenadora do PEE (Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais - Unioeste) e Corrdernadora do Curso de Educação Especial Inclusiva do PARFOR EQUIDADE - CAPES (Unioeste). As pesquisas desenvolvidas são com ênfase nos estudos linguísticos da Língua de Sinais com foco na Libras; nos estudos das palavras ambíguas envolvendo a tradução Português Libras; e atualmente o foco está nos estudos do léxico e lexicografia com vistas a implementação de um dicionário monolíngue de Libras.

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