AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS INSTITUCIONALIZADAS NAS UNIVERSIDADES DA ÁFRICA DO SUL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
África do Sul. Department of Education of the Republic of South Africa.The development of indigenous African languages as mediums of instruction in higher education: Report compiled by the Ministerial Committee. Government Press, 2015.
África do Sul. Department of Education of the Republic of South Africa. White Paper for Post-school Education and Training. Pretoria: Government Printer, 2013. Disponível em: https://www.dhet.gov.za/SiteAssets/Latest%20News/White%20paper%20for%20post-school%20education%20and%20training.pdf. Acesso em 18 jul. 2024.
Alexander, N. Language Policy and National Unity in South Africa/Azania. Cape Town: Buchu Books, 1989.
Boughey, C.; Mckenna, S. Academic literacy and the decontextualised learner. Critical Studies in Teaching and Learning (CriSTaL), v. 4, n. 2, p. 1-9, 2016.
Brand, G. Imagining a multilingual academy: rethinking language in higher education. South African Journal of Higher Education, Stellenbosch, v. 17, n. 3, p. 26-35, 2003.
Brenzinger, M. Eleven official languages and more: legislation and language policies in South Africa. Revista de Llengua i Dret, n. 67, p. 38-54, 2017.
Bourdieu, P. A Economia das Trocas Linguísticas: O Que Falar Quer Dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
Burchfield, R. The English language. Oxford. Oxford University Press, 1985.
Calvet, L.-J. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola, 2007.
Department of Education. Language Policy for Higher Education. Pretoria: Department of Education. 2002. Disponível em: http://www.education.gov.za/Documents/policies/LanguagePolicyHE.pdf. Acesso em 12 ago. 2024.
Dirven, R.; Polzenhagen, F. Rationalist or romantic model in globalization. In: Kristiansen, G.; Dirven, R. (org). Cognitive sociolinguistics: language variation, cultural models, social systems. Berlim: Mouton de Gruyter, 2008.
Fairclough, N. Language and Globalization. Routledg: Nova York, 2006.
Figone, K. E. The hegemony of English in South African education. Disponível em: https://scholarship.claremont.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1044&context=scripps_theses. Acesso em: 23 out. 2023.
Gimenez, T. et al. Inglês como língua franca: desenvolvimentos recentes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, n. 3, p. 593–619, jul. 2015.
Hamel, R. E. Políticas y planificación del lenguaje: una introducción. Iztapalapa, v. 29, p. 5-39, 1993.
Hazeltine, R. Language Policy and Education in Multilingual South Africa. Hohonu, v. 11, p. 26-29, 2013.
Heller, M.; Mcelhinny, B. Language, capitalism, colonialism: Toward a critical history. University of Toronto Press, 2017.
Hughes, R. Internationalisation of higher education and language policy: questions of quality and equity. Higher Education Management and Policy, v. 20, p. 1-18, 2008.
Jernudd, B.; Nekvapil, J. History of the field: a sketch. In: The Cambridge Handbook of language policy. Cambridge University Press: Nova York, 2012.
Jernudd, B.; Das Gupta, J. Towards a theory of language planning. In: Rubin, J.; Jernudd, B. (org). Can language be planned: sociolinguistic theory and plractice for developing nations. University Hawai Press, 1971.
Kaschula, R. H. 2015. Reclaiming our languages. City Press. 14 June. Available online: https://city-press.news24.com/Voices/Reclaim-our-languages-20150612. Acesso em jul. 2024.
Kirkpatrick, T. Internationalization or Englishization: Medium of instruction in today's universities. The Asian Journal of Applied Linguistics, v. 1, n. 1, p. 4-15, 2014.
Koch, E.; Burkett, B. Making the role of African languages in higher education a reality. South African Journal of Higher Education, v. 19, n. 6, p. 1089-1107, 2005. Disponível em: https://journals.co.za/doi/epdf/10.10520/EJC37186. Acesso em 16 jan. 2023.
Lagares, X. C. Qual Política Linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
MAckey, W. F. Las dimensiones de la política del lenguaje. In: Terborg, R; Landa, L. G. (orgs). Los retos de la planificación del lenguaje en el siglo XXI. México: Universidad Autónoma de México, 2006.
Ndlovu-Gatsheni, S.J. Meanings and Implications of Decolonization for Higher Education in South Africa. Pretoria: UNISA, 2016.
Ndhlovu, F.; Makalela, L. Decolonising Multilingualism in Africa Recentering Silenced Voices from the Global South. Multilingual Matters: Bristol, 2021.
North West University. Language Policy of the NWU. 2022. Disponível em: https://www.nwu.ac.za/sites/www.nwu.ac.za/files/files/i-governance-management/policy/Policies%20-%202020%20Update/2P-2.5_Language%20Policy_e.pdf. Acesso em jul. de 2024.
Obanya, P. Popular fallacies on the use of African languages in education. Social Dynamics, v. 25, n. 1, p. 81 – 100, 1999.
Orlandi, E. P. Ética e política linguística. Línguas e instrumentos linguísticos, Campinas, n. 1, p. 7-16, Jan-Jun, 1988.
Pimentel, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, 2001.
Phillipson, Robert. Linguistic Imperialism. Oxford University Press: Nova York, 1992.
Rhodes University. Language Policy. 2019. Disponível em: https://www.ru.ac.za/media/rhodesuniversity/content/institutionalplanning/documents/Language_Policy_2019.pdf. Acesso em jul. 2024.
Ricento, T. Historical and theoretical perspectives in language policy and planning. Journal of Sociolinguistics, v. 4, n. 2, p. 196-2013, 2000.
Ricento, T. Language Policy: theory and practice - an introduction. In: Ricento, T. (org). An introduction language policy: theory and method. Blackwell: Oxford, 2006.
Shohamy, E. Language policy: hidden agendas and the new approches. Routledge: Nova York, 2006.
Silva, E. R. A pesquisa em política linguística: histórico, desenvolvimento e pressupostos epistemológicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 52, n. 2, p. 289–320, jul. 2013.
Sithole, V. E. The Apartheid Experiences in South Africa: A review. Academia.edu, [s. l.], 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/374420957. Acesso em: 23 nov. 2023.
South African History Online. Constructing the Union of South Africa; negotiations & contestations, 1902-10. 2016. Disponível em: https://www.sahistory.org.za/article/constructing-union-south-africa-negotiations-contestations-1902-10. Acesso em: 13 mai. 2024.
South African History Online. Defiance Campaign, 1952. 2011. Disponível em: https://www.sahistory.org.za/article/defiance-campaign-1952. Acesso em: 02 fev. 2024.
Spolsky, B. What is language policy. In: Spolsky, B. (org). The Cambridge Handbook of language policy. Cambridge University Press: Nova York, 2012.
Stroud, C.; Bock, Z. Loving and Languaging in Higher Education: a decolonial horizon. In: Bock, Z.; Stroud, C. (org). Language and Decoloniality in Higher Education. Bloomsbury: Londres, 2021.
Stultz, N. M. Afrikaner Politics in South Africa, 1934-1948. Berkeley: University of California Press, 1974.
Thamaga-Chitja, J.; Mbatha, T. Facilitadores e barreiras ao multilinguismo em salas de aula universitárias sul-africanas. Southern African Linguistics and Applied Language Studies, v. 30, n. 3, p. 339–346, 2012.
Tollefson, J. W. Critical Theory in Language Policy. In: Ricento, T. An introduction to Language Policy: theory and method. Blackwell: Victoria, 2006.
Torquato, C. P. Políticas lingüísticas, linguagem e interação social. Revista escrita (PUCRJ. Online), v. 11, p. 11, 2010.
University of Stellenbosch. Language Policy of Stellenbosch University. 2021. Disponível em: https://www.sun.ac.za/english/Documents/Language/English%20Language%20Policy_final_2Dec2021.pdf. Acesso em 22 jul. 2024.
University of Witwatersrand. Language policy. 2003. Disponível em: https://www.wits.ac.za/media/wits-university/about-wits/documents/Language%20Policy.pdf. Acesso em 22 jul. 2024.
Veronelli, G. A. The coloniality of language: race, expressivity, power, and the darker side of modernity. Wagadu, v. 13, p. 108-134, 2015.
Walker, T. Internationalization and Multilingualism: Integration or Disintegration? In: Liyanage, I. (org). Multilingual Education Yearbook 2018: internationalization, steakholders and multilingual education contexts. Australia: Springer, 2018.
Walt, C. V. The context of language planning in multilingual higher education. The language Learning Journal, v. 38, n. 3, p. 253-271, 2010.
Webb, V. Managing multilingualism in higher education in post-1994 South Africa. Language Matters: Studies in the Languages of Africa, v. 43, n.2, p. 202-220, 2012.