AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS INSTITUCIONALIZADAS NAS UNIVERSIDADES DA ÁFRICA DO SUL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alex Sandro Beckhauser
Aiala Bastos dos Santos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as políticas linguísticas das universidades da África do Sul, materializadas em documentos institucionais, e refletir se elas estão de fato promovendo o multilinguismo. Leva-se em consideração que no período colonial e também durante o regime de segregação do apartheid, apenas o inglês e o africâner eram legitimados enquanto línguas oficiais no país, inclusive nas Instituições de Ensino Superior (IES). Nessa direção, na metodologia do trabalho qualitativo de tipo documental, foram reunidos os documentos que regulamentam as políticas linguísticas de 13 das 26 IES públicas da África do Sul. Coletamos alguns excertos que compõem as PLs como forma de embasar nossa análise. Os resultados da pesquisa nos permitiram dividir a presença das línguas em três categorias: línguas de ensino e aprendizagem oficialmente declaradas, línguas de administração e documentação oficialmente declaradas e multilinguismo nas condições que se fizer necessário. A partir das proposições epistemológicas de autores como Walt (2010), Webb (2012), Thamaga-Chitja e Mbatha (2012), Kaschula (2015), Boughey e Mckenna (2016), entre outros autores, pudemos constatar esforços institucionais para promover o multilinguismo, porém garantindo a permanência do inglês em todos os contextos. Apesar disso, refletimos que determinados fatores como a priorização do inglês e a falta de inclusão dos estudantes falantes de línguas africanas enveredam essas universidades pelo caminho do monolinguismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Beckhauser, A. S., & Bastos dos Santos, A. (2025). AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS INSTITUCIONALIZADAS NAS UNIVERSIDADES DA ÁFRICA DO SUL . Caderno De Letras, (49), 313-333. https://doi.org/10.15210/cdl.vi49.27567
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Alex Sandro Beckhauser, Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS

Doutor em Linguística (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenador do grupo de pesquisa Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras na UEFS: políticas de línguas institucionais e a construção de espaços plurilingues

Aiala Bastos dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS

Aiala Santos é graduanda em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Línguas Institucionais e a Construção de Espaços Plurilíngues (GEPLI)

Referências

África do Sul. Constitution of the Republic of South Africa. Disponível em: https://www.gov.za/documents/constitution/constitution-republic-south-africa-1996-04-feb-1997. Acesso em: 13 out. 2023.
África do Sul. Department of Education of the Republic of South Africa.The development of indigenous African languages as mediums of instruction in higher education: Report compiled by the Ministerial Committee. Government Press, 2015.
África do Sul. Department of Education of the Republic of South Africa. White Paper for Post-school Education and Training. Pretoria: Government Printer, 2013. Disponível em: https://www.dhet.gov.za/SiteAssets/Latest%20News/White%20paper%20for%20post-school%20education%20and%20training.pdf. Acesso em 18 jul. 2024.
Alexander, N. Language Policy and National Unity in South Africa/Azania. Cape Town: Buchu Books, 1989.
Boughey, C.; Mckenna, S. Academic literacy and the decontextualised learner. Critical Studies in Teaching and Learning (CriSTaL), v. 4, n. 2, p. 1-9, 2016.
Brand, G. Imagining a multilingual academy: rethinking language in higher education. South African Journal of Higher Education, Stellenbosch, v. 17, n. 3, p. 26-35, 2003.
Brenzinger, M. Eleven official languages and more: legislation and language policies in South Africa. Revista de Llengua i Dret, n. 67, p. 38-54, 2017.
Bourdieu, P. A Economia das Trocas Linguísticas: O Que Falar Quer Dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
Burchfield, R. The English language. Oxford. Oxford University Press, 1985.
Calvet, L.-J. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola, 2007.
Department of Education. Language Policy for Higher Education. Pretoria: Department of Education. 2002. Disponível em: http://www.education.gov.za/Documents/policies/LanguagePolicyHE.pdf. Acesso em 12 ago. 2024.
Dirven, R.; Polzenhagen, F. Rationalist or romantic model in globalization. In: Kristiansen, G.; Dirven, R. (org). Cognitive sociolinguistics: language variation, cultural models, social systems. Berlim: Mouton de Gruyter, 2008.
Fairclough, N. Language and Globalization. Routledg: Nova York, 2006.
Figone, K. E. The hegemony of English in South African education. Disponível em: https://scholarship.claremont.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1044&context=scripps_theses. Acesso em: 23 out. 2023.
Gimenez, T. et al. Inglês como língua franca: desenvolvimentos recentes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, n. 3, p. 593–619, jul. 2015.
Hamel, R. E. Políticas y planificación del lenguaje: una introducción. Iztapalapa, v. 29, p. 5-39, 1993.
Hazeltine, R. Language Policy and Education in Multilingual South Africa. Hohonu, v. 11, p. 26-29, 2013.
Heller, M.; Mcelhinny, B. Language, capitalism, colonialism: Toward a critical history. University of Toronto Press, 2017.
Hughes, R. Internationalisation of higher education and language policy: questions of quality and equity. Higher Education Management and Policy, v. 20, p. 1-18, 2008.
Jernudd, B.; Nekvapil, J. History of the field: a sketch. In: The Cambridge Handbook of language policy. Cambridge University Press: Nova York, 2012.
Jernudd, B.; Das Gupta, J. Towards a theory of language planning. In: Rubin, J.; Jernudd, B. (org). Can language be planned: sociolinguistic theory and plractice for developing nations. University Hawai Press, 1971.
Kaschula, R. H. 2015. Reclaiming our languages. City Press. 14 June. Available online: https://city-press.news24.com/Voices/Reclaim-our-languages-20150612. Acesso em jul. 2024.
Kirkpatrick, T. Internationalization or Englishization: Medium of instruction in today's universities. The Asian Journal of Applied Linguistics, v. 1, n. 1, p. 4-15, 2014.
Koch, E.; Burkett, B. Making the role of African languages in higher education a reality. South African Journal of Higher Education, v. 19, n. 6, p. 1089-1107, 2005. Disponível em: https://journals.co.za/doi/epdf/10.10520/EJC37186. Acesso em 16 jan. 2023.
Lagares, X. C. Qual Política Linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
MAckey, W. F. Las dimensiones de la política del lenguaje. In: Terborg, R; Landa, L. G. (orgs). Los retos de la planificación del lenguaje en el siglo XXI. México: Universidad Autónoma de México, 2006.
Ndlovu-Gatsheni, S.J. Meanings and Implications of Decolonization for Higher Education in South Africa. Pretoria: UNISA, 2016.
Ndhlovu, F.; Makalela, L. Decolonising Multilingualism in Africa Recentering Silenced Voices from the Global South. Multilingual Matters: Bristol, 2021.
North West University. Language Policy of the NWU. 2022. Disponível em: https://www.nwu.ac.za/sites/www.nwu.ac.za/files/files/i-governance-management/policy/Policies%20-%202020%20Update/2P-2.5_Language%20Policy_e.pdf. Acesso em jul. de 2024.
Obanya, P. Popular fallacies on the use of African languages in education. Social Dynamics, v. 25, n. 1, p. 81 – 100, 1999.
Orlandi, E. P. Ética e política linguística. Línguas e instrumentos linguísticos, Campinas, n. 1, p. 7-16, Jan-Jun, 1988.
Pimentel, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, 2001.
Phillipson, Robert. Linguistic Imperialism. Oxford University Press: Nova York, 1992.
Rhodes University. Language Policy. 2019. Disponível em: https://www.ru.ac.za/media/rhodesuniversity/content/institutionalplanning/documents/Language_Policy_2019.pdf. Acesso em jul. 2024.
Ricento, T. Historical and theoretical perspectives in language policy and planning. Journal of Sociolinguistics, v. 4, n. 2, p. 196-2013, 2000.
Ricento, T. Language Policy: theory and practice - an introduction. In: Ricento, T. (org). An introduction language policy: theory and method. Blackwell: Oxford, 2006.
Shohamy, E. Language policy: hidden agendas and the new approches. Routledge: Nova York, 2006.
Silva, E. R. A pesquisa em política linguística: histórico, desenvolvimento e pressupostos epistemológicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 52, n. 2, p. 289–320, jul. 2013.
Sithole, V. E. The Apartheid Experiences in South Africa: A review. Academia.edu, [s. l.], 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/374420957. Acesso em: 23 nov. 2023.
South African History Online. Constructing the Union of South Africa; negotiations & contestations, 1902-10. 2016. Disponível em: https://www.sahistory.org.za/article/constructing-union-south-africa-negotiations-contestations-1902-10. Acesso em: 13 mai. 2024.
South African History Online. Defiance Campaign, 1952. 2011. Disponível em: https://www.sahistory.org.za/article/defiance-campaign-1952. Acesso em: 02 fev. 2024.
Spolsky, B. What is language policy. In: Spolsky, B. (org). The Cambridge Handbook of language policy. Cambridge University Press: Nova York, 2012.
Stroud, C.; Bock, Z. Loving and Languaging in Higher Education: a decolonial horizon. In: Bock, Z.; Stroud, C. (org). Language and Decoloniality in Higher Education. Bloomsbury: Londres, 2021.
Stultz, N. M. Afrikaner Politics in South Africa, 1934-1948. Berkeley: University of California Press, 1974.
Thamaga-Chitja, J.; Mbatha, T. Facilitadores e barreiras ao multilinguismo em salas de aula universitárias sul-africanas. Southern African Linguistics and Applied Language Studies, v. 30, n. 3, p. 339–346, 2012.
Tollefson, J. W. Critical Theory in Language Policy. In: Ricento, T. An introduction to Language Policy: theory and method. Blackwell: Victoria, 2006.
Torquato, C. P. Políticas lingüísticas, linguagem e interação social. Revista escrita (PUCRJ. Online), v. 11, p. 11, 2010.
University of Stellenbosch. Language Policy of Stellenbosch University. 2021. Disponível em: https://www.sun.ac.za/english/Documents/Language/English%20Language%20Policy_final_2Dec2021.pdf. Acesso em 22 jul. 2024.
University of Witwatersrand. Language policy. 2003. Disponível em: https://www.wits.ac.za/media/wits-university/about-wits/documents/Language%20Policy.pdf. Acesso em 22 jul. 2024.
Veronelli, G. A. The coloniality of language: race, expressivity, power, and the darker side of modernity. Wagadu, v. 13, p. 108-134, 2015.
Walker, T. Internationalization and Multilingualism: Integration or Disintegration? In: Liyanage, I. (org). Multilingual Education Yearbook 2018: internationalization, steakholders and multilingual education contexts. Australia: Springer, 2018.
Walt, C. V. The context of language planning in multilingual higher education. The language Learning Journal, v. 38, n. 3, p. 253-271, 2010.
Webb, V. Managing multilingualism in higher education in post-1994 South Africa. Language Matters: Studies in the Languages of Africa, v. 43, n.2, p. 202-220, 2012.