POLÍTICA LINGUÍSTICA INSTITUCIONAL NO PANAMÁ: O LUGAR DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM LINGUAGEM

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Luiza Rosa Barbosa
Cristine Gorski Severo

Resumo

Este artigo descreve e analisa o lugar da diversidade linguística na política linguística institucional do Panamá e suas implicações para a educação em linguagem. A questão-problema, duplamente enunciada, que norteia a descrição analítico-interpretativa (Mason, 2002) é a seguinte: “Qual é o lugar da diversidade linguística na política linguística (PL) institucional do Panamá? Que implicações é possível depreender entre essas políticas e as práticas educacionais?”. Os dados foram gerados por meio de pesquisa on-line, com foco em: (i) documentos e sites institucionais panamenhos; (ii) publicações de organizações governamentais; e (iii) artigos científicos. Os dados referendam o espanhol como língua oficial, imposta aos falantes por meio das leis oficiais, o que se configura como gestão in vitro (Calvet, 2007). Assentado no modelo cívico (Wright, 2012; Monteagudo, 2012), o espanhol exerceu papel significativo na construção do estado-nação panamenho. A cultura monoglóssica fundamentou currículos e modelos padronizados e hegemônicos para o ensino da língua (Del Valle; Arnoux, 2010; Lagares, 2013, 2022). Embora o ensino do espanhol e do inglês (segunda língua), na educação básica, seja obrigatório, têm sido elaboradas leis voltadas tanto à preservação da língua materna e aos direitos linguísticos dos povos originários quanto à promoção da educação intercultural bilíngue. A atenção à diversidade segue o princípio de territorialidade, consubstanciando-se como uma política linguística explícita (Schiffman, 1996), uma vez que o foco incide sobre direitos coletivos de comunidades linguísticas e territórios em que determinadas línguas são consideradas prioritárias (Calvet, 2007; Williams, 2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rosa Barbosa, M. L., & Gorski Severo, C. (2025). POLÍTICA LINGUÍSTICA INSTITUCIONAL NO PANAMÁ: O LUGAR DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM LINGUAGEM. Caderno De Letras, (49), 105-130. https://doi.org/10.15210/cdl.vi49.27572
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Maria Luiza Rosa Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora dos grupos de pesquisa: Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (UFSC | CNPq) e Estudos no campo discursivo (UFSC | CNPq).

Cristine Gorski Severo, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Professora associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina e docente no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Bolsista do CNPq nível 2 e líder do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (UFSC | CNPq).

Referências

Aatlo, Y. A. Prestigio, afecto e identidad: las actitudes lingüísticas en Panamá. Tesis (Masteroppgave i Spansk og Latinamerikanske studie), Fakultet for humaniora, samfunnsvitenskap og lærerutdanning, Institutt for språk og kultur, UiT Norges Arktiske Universitet, Tromsø, Noruega, 2021. Disponível em: https://munin.uit.no/bitstream/handle/10037/23809/thesis.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 5 ago. 2022.
Andión-Herrero, M. A. El español: diversidad y variación. Aspectos lingüísticos y extralingüísticos de interés. In: Seminário Ibero-americano de diversidade linguística, 5., 2014. Foz do Iguaçú, PR. Anais [...]. Organização de Marcus Vinícius Carvalho Garcia et al. Brasília, DF: Iphan, 2016. p. 225-247. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Anais5_Seminario_Iberoamericano_de_Diversidade_Linguistica_.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
Banco Mundial. Panamá: visão geral. Ciudad de Panamá: Grupo Banco Mundial, 2024. Disponível em: https://www.bancomundial.org/es/country/panama/overview#1. Acesso em: 10 jun. 2024.
Barbosa, M. L. R. Deslindando os usos da escrita nos domínios escolar e familiar: implicações de práticas de letramento no processo de alfabetização. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
Calvet, L.-J. As políticas linguísticas. Tradução de Isabel de Oliveira Duarte, Jonas Tenfen e Marcos Bagno. São Paulo: Parábola; Florianópolis: IPOL 2007.
Cellard, A. A análise documental. In: Poupart, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012 [1997].
Codita, V. La documentación de archivo y la historia del español panamenõ. Scriptum digital, Barcelona, ES, v. 9, p. 237-251, 2020.
Contreras, D. R. C. Panama. In: Leonard, T. M.; Francis, J. M. (eds.). Encyclopedia of Latin America. Ann Arbor, MI, USA: Sheridan Books, 2010.
Creswell, J. W. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. 2. ed. Thousand Oaks, California, USA: Sage, 2007.
Del Valle, J. Nacionalismo, Hispanismo y Cultura Monoglósica. In: Del Valle, J.; Gabriel-Stheeman, L. (orgs.). La batalla del idioma: la intelectualidad hispánica ante la lengua. Madrid: Iberoamericana, 2004.
Del Valle, J. La lengua patria común: la hispanofonía y el nacionalismo panhispánico. In: Del Valle, J. (org.). La lengua ¿patria común? Ideas e ideologías del español. Madrid: Iberoamericana, 2007.
Del Valle, J.; Arnoux, E. Las representaciones ideológicas del lenguage: discurso glotopolítico y panhispanismo. Spanish in context, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 1-24, 2010.
Demo, P. Pesquisa qualitativa. Busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE), Ribeirão Preto, SP, v. 6, n. 2, p. 89-104, 1998.
Faraco, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
Flores, N. Raciolinguistic genealogy as method in the sociology of language. International Journal of the Sociology of Language, [S.l.], v. 2021, n. 267–268, p. 111-115, 2021.
Gonzalez, L. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, RJ, n. 92/93, p. 69-82, 1988.
Joint Research Centre (JRC); European Commission. Emergency Response Coordination Centre (ERCC). ECHO Panama Editable A4 Landscape. In: Wikimedia Commons. Panama Base Map.png. [S.l.]: ERCC, 2014. 1 mapa, color., 1,104 × 692 pixels. 251 KB. PNG. Creative Commons Attribution 4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Panama_Base_Map.png. Acesso em: 17 nov. 2024.
Kramsch, C. Language and culture. 13. ed. Oxford, UK: Oxford University Press, 2012.
Lagares, X. C. O espaço político da língua espanhola no mundo. Trabalho em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 2, n. 52, 2013.
Lagares, X. C. Prefácio. In: Severo, C. G. (org.). Políticas e direitos linguísticos: revisões teóricas, temas atuais e propostas didáticas. 1. ed. Campinas, SP: Pontes, 2022.
Logan, J. With help from Tulane, Panama aims to become a completely bilingual country. Tulane News, New Orleans, LA, USA, March 21, 2017. Disponível em: https://news.tulane.edu/news/help-tulane-panama-aims-become-completely-bilingual-country. Acesso em: 10 ago. 2021.
Maldonado-Torres, N. Transdisciplinaridade e decolonialidade. Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 31, n. 1, p. 75-97, 2016.
Mapa de Información Económica de la República de Panamá (Minerpa). Indicadores económicos y sociales de Panamá. Ciudad de Panamá: Banco Interamericano de Desarrollo, 2024. Disponível em: https://minerpa.com.pa. Acesso em: 10 jul. 2024.
Mason, J. Qualitative researching. 2. ed. London, UK: Sage Publications, 2002.
Matêncio, M. L. M. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001
Mccarty, T. L. Indigenous language planning and policy in the Americas. In: Spolsky, B. (ed.). The Cambridge handbook of language policy. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2012.
Moita-Lopes, L. P. Linguística aplicada e a vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: Moita-Lopes, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo, SP: Parábola, 2008.
Monteagudo, H. A invenção do monolinguismo e da língua nacional. Gragoatá, Niterói, RJ, v. 17. n. 32, 2012, p. 43-53.
Mori, A. C. Diversidade linguístico-cultural latino-americana e os direitos linguísticos dos povos originários. In: Lima, E. F.; Watson, C. A. (orgs.). Identidade e diversidade cultural na América Latina. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.
Mota Neto, J. C. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: convergências entre a educação popular e a investigação-ação participativa. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, AZ, USA, v. 26, n. 84, p. 1-22, 2018.
Munanga, K. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, SP, n. 62, 2015, p.21-31.
Oliveira, L. F. O que é uma educação decolonial? Revista Nuevamérica, Buenos Aires, AR, n. 149, p. 35-39, 2016.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE). Sistema de Información de Tendencias Educativas en América Latina (SITEAL). Panamá. Buenos Aires, AR: IIPE-Unesco, 2021. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/pt/pais/panama. Acesso em: 10 jun. 2024.
Organización Internacional para las Migraciones (OIM). Perfil migratorio de Panamá. Ciudad de Panamá: OIM, 2021. Disponível em: https://publications.iom.int/system/files/pdf/Perfil-Migratorio-Panama-2020.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
Oviedo, A. Panamá: atlas sordo. Cultura Sorda, Berlin, DE, 2015. Disponível em: https://cultura-sorda.org/panama-atlas-sordo/. Acesso em: 10 ago. 2022.
Pennycook, A. The Myth of English as an International Language. In: Makoni, S.; Pennycook, A. (eds.). Disinventing and reconstituting languages. Clevedon, UK; Buffalo, USA; Toronto, CA: Multilingual Matters LTD, 2007.
Ponzio, A. Livre mente: processos cognitivos e educação para a linguagem. Trad. Marisol Barenco de Melo e Marcus V. B. Oliveira. São Carlos, SP: Pedro e João, 2020 [2007].
Rajagopalan, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
República de Panamá. Ministerio Público. Procuraduría General de la Nación. Constitución Política de la República de Panamá. Ciudad de Panamá: PGN, 2016. Disponível em: https://ministeriopublico.gob.pa/wp-content/uploads/2016/09/constitucion-politica-con-indice-analitico.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.
República de Panamá. Ministerio Público. Procuraduría General de la Nación. Constitución Política de la República de Panamá. Ciudad de Panamá: PGN, 1972. Disponível em: https://www.ilo.org/dyn/travail/docs/2083/CONSTITUTION.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.
República de Panamá, Contraloría General. Instituto Nacional de Estadística y Censo. Datos generales e históricos de Panamá. Ciudad de Panamá: INEC, 2017. Disponível em: https://www.inec.gob.pa/archivos/P9361DatosGenerales.pdf. Acesso em: 9 jul. 2022.
República de Panamá. Asamblea Nacional. Decreto Executivo nº 687/2, de 23 de dezembro de 2008. Implementa y desarrola la educacion bilingue intercultural en los pueblos y comunidades indigenas de Panama con especial enfasis en la enseñanza de lectoescritura de la lengua materna y espiritualidad de los pueblos indigenas de Panama. Gaceta Oficial Digital, Ciudad de Panamá, n. 26284-A, 10 maio 2009. Disponível em: https://www.gacetaoficial.gob.pa/pdfTemp/26284_A/17671.pdf. Acesso em: 5 ago. 2022.
República de Panamá. Consejo de Gabinete. Plan estratégico 2020-2024. Gaceta Oficial Digital, Ciudad de Panamá, n. 28931-A, 31 diciembre 2019. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/plan-estrategico-de-gobierno-2019-2024-web.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
República de Panamá. Asamblea Legislativa. Ley n.º 34, de 6 de julio de 1995. Por la cual se deroga, modifican, adicionan y subrogan articulos de la Ley 47 de 1946, Organiza de Educacion. Gaceta Oficial Digital, Ciudad de Panamá, n. 22823, 11 de jul. 1995. Disponível em: https://docs.panama.justia.com/federales/leyes/34-de-1995-jul-11-1995.pdf. Acesso em: 21 jul. 2024.
República de Panamá. Asamblea Legislativa. Ley n.º 50, de 1 de novembro de 2022. Que modifica, subroga y adiciona articulos a la Ley n.º 47 de 1946, Organica de Educación, y dicta otras disposiciones. Gaceta Oficial Digital, Ciudad de Panamá, n. 24.479, 13 nov. 2022. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/ley_50-2002._modifica_la_ley_47_organica_de_educacion.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
República de Panamá. Autoridad Nacional del Ambiente. Corredor Biológico Mesoamericano del Atlántico Panameño. Proyecto “Sistemas Productivos Sostenibles y Conservación de la Biodiversidad en el CBM-Panamá”. Plan de participación indígena. Panamá: ANAM, 2013. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/917341468287149154/pdf/IPP6900P1456210Box382119B00PUBLIC0.pdf. Acesso em: 18 nov. 2024.
República de Panamá. Gobierno Nacional. Ley n.º 88, de 22 de noviembre de 2010. Reconoce las lenguas y los alfabetos de los pueblos indígenas de Panamá y dicta normas para la Educación Intercultural Bilingüe. Gaceta Oficial Digital, Ciudad de Panamá, Año CVII, n. 26669-A, p. 1-8, 26 nov. 2010. Disponível em: https://www.gacetaoficial.gob.pa. Acesso em: 15 maio 2022.
República de Panamá. Gobierno Nacional. Ley n.º 18, de 10 de mayo de 2017. Crea el Programa Panamá Bilingüe y dicta otra disposición. Gaceta Oficial Digital, Ciudad de Panamá, Año CXVI, n.° 28275-B, p. 2-5, 10 mayo 2017. Disponível em: https://www.gacetaoficial.gob. Acesso em: 29 jul. 2022.
República de Panama. Ministerio de Educación. Ley n. 47 de 1946 - Organica de Educación. Gaceta Oficial Digital, Ciudad de Panamá, n. 25.042, p. 2-104, 4 mayo 2004. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/11217.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
República de Panamá. Ministerio de Educación. Educación Intercultural Bilingüe: visión, misión y objetivos. Ciudad de Panamá: Meduca, 2020. Disponível em: https://www.meduca.gob.pa/intercultural-bilingue/vision. Acesso em: 10 jul. 2022.
República de Panamá. Ministerio de Educación. Sistema educativo em cifras [2017-2022]. Ciudad de Panamá: Meduca, 2023. Disponível em: https://www.meduca.gob.pa. Acesso em: 20 mar. 2023.
República de Panamá. Ministerio de Educación. Meduca: memória 2023. Ciudad de Panamá: Meduca, 2023. Disponível em: https://www.meduca.gob.pa/. Acesso em: 20 jun. 2024.
República de Panamá. Instituto Nacional de Estadistica Y Censo (INEC). XII Censo de población y VIII de vivenda. Ciudad de Panamá: INEC, 2023. Disponível em: https://www.inec.gob.pa. Acesso em: 10 mar. 2024.
República de Panamá. Asamblea Legislativa. Decreto Ejecutivo n.º 305, de 30 de abril de 2004. Por el cual se aprueba el texto unico de la Ley n.º 47 de 1946, orgánica de educación [...]. Gaceta Oficial Digital, Ciudad de Panamá, Año C, n.º 25.042, 4 mayo 2004. Disponível em: Acesso em: https://docs.panama.justia.com/federales/decretos-ejecutivos/305-de-2004-may-4-2004.pdf. 20 jun. 2024.
Ricento, T.; Hornberger, N. Unpeeling the onion: language planning and policy and the ELT professional. Tesol Quartely, [S.l.], v. 30, n. 3, p. 401-427, 1996.
Robe, S. L. Algunos aspectos históricos del habla panameña. Nueva Revista de Filología Hispánica, Ciudad de México, MX, v. 7, n. 1/2, p. 209-220, 1953.
Sánchez Arias, G. A. Linguistic Landscape of Panama in the Early 21st Century: An Indigenous Orthography Striving to Decolonize. In: Brunn, S.; Kehrein, R. (eds). Handbook of the Changing World Language Map. London, UK: Springer, 2019.
Schiffman, H. F. Linguistic culture and language policy. London: Routledge, 1996.
Severo, C. G. A invenção colonial das línguas da América. Alfa, São Paulo, SP, v. 60, n. 1, p. 11-28, 2016.
Severo, C. G. Políticas linguísticas e direitos linguísticos: revisão teórica e desafios contemporâneos. In: Severo, C. G. Políticas e direitos linguísticos: revisões teóricas, temas atuais e propostas didáticas. 1. ed. Campinas, SP: Pontes, 2022. p. 25-59.
Shohamy, E. Language policy: hidden agendas and new approaches. London, UK: Routledge, 2006.
Sigler, T. J. Panama as palimpsest: the reformulation of the transit corridor in a global economy. International Journal of Urban and Regional Research, [S.l], v. 3, n. 38, p. 886–902, 2014.
Sigler, T. J.; Amen, K-A.; Dwyer, K. A. The heterogeneous isthmus: transnationalism and cultural differentiation in Panama. Bulletin of Latin American Research, [S.l.], v. 34, n.2, p. 229–244, 2015.
Sosa, J. B.; Arce, E. J. Compendio de historia de Panamá. Ciudad de Panamá: Biblioteca de la Nacionalidad, 1964. Disponível em: https://bdigital.binal.ac.pa/bdp/tomoXIVP2.pdf. Acesso em: 5 jun. 2022.
Spolsky, B. The Cambridge handbook of language policy. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2012.
Thomas-Brown, K.; Fossum, P. R. The education system of Panama: perspectives from revolution to independence. In: Jornitz, S.; Parreira do Amaral, M. (eds.). The education systems of the Americas. Cham, Switzerland: Springer, 2021.
Tollefson, J. W.; Tsui, A. B. M. Language diversity and language policy in educational access and equity. Review of Research in Education, n. 38, p. 189–214, 2014.
United Nations Development Programme (UNDP). Human development report 2023/2024. Breaking the gridlock: reimagining cooperation in a polarized world. New York, NY, USA: UNDP, 2024. Disponível em: https://hdr.undp.org/system/files/documents/global-report-document/hdr2023-24reporten.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). Education in a multilingual world. Paris, FR: UNESCO, 2003. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000129728. Acesso em: 18 nov. 2024.
Williams, C. Language policy, territorialism and regional autonomy. In: Spolsky, B. (ed.). The Cambridge handbook of language policy. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2012.
Wright, S. Language policy, the nation and nationalism. In: Spolsky, B. (ed.). The Cambridge handbook of language policy. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2012.