INTERTEXTUALIDADE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADO PELO PNLD
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Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o modo como a temática da intertextualidade foi abordada no livro didático de Língua Portuguesa intitulado Português: conexão e uso, da editora Saraiva. Esse compêndio, aprovado pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), direciona-se ao sexto ano de ensino fundamental. Como base teórica, foi utilizada a Linguística Textual (LT) e, por isso, optou-se por revisar autores como Antunes (2009), Beaugrande, (1997), Koch (2012) e Koch, Bentes & Cavalcante (2012). Para isso, foi feita uma pesquisa documental, de base quantitativa e qualitativa. Inicialmente, decidiu-se mapear, quantitativamente, as ocorrência do termo “intertextualidade” e outras palavras que começam “intertext-”. Em seguida, verificou-se a abordagem de cada menção, a fim de compreender se a intertextualidade tinha sido considerada apenas em seu sentido stricto ou se o sentido lato do termo foi observado. No total, o livro apresenta somente treze ocorrências aos termos buscados, sendo dez direcionadas ao docente – cinco delas foram apresentadas no Manual do Professor e cinco apareceram no corpo do livro didático – e três foram direcionadas aos alunos. No total, apenas duas ocorrências não se referem a um intertexto específico. As outras onze menções claramente restringem a intertextualidade a seu sentido stricto. Tais resultados apontam para uma necessidade de abordar a intertextualidade como característica presente em todos os textos.
Palavras-chave: Intertextualidade. Livros didáticos. Texto. Intertexto.
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