DE FALANTE-OUVINTE A ESCREVENTE-LEITOR: O DESLOCAMENTO DE LUGAR ENUNCIATIVO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

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Giovane Fernandes Oliveira

Resumo

Este artigo tem por objetivo caracterizar uma macro-operação fundante do vir a ser escrevente – a operação de deslocamento de lugar enunciativo. Para tanto, inicialmente, expõe conceitos-chave da perspectiva semiológico-enunciativa da aquisição da escrita, quadro teórico no qual se insere a reflexão. Em seguida, a referida operação é caracterizada em alguns de seus principais aspectos descritivos e explicativos. Os aspectos descritivos são abordados mediante a análise de recortes de escrita infantil. Os aspectos explicativos são abordados mediante uma teorização sobre a passagem dos lugares (co)enunciativos de falante-ouvinte aos lugares (co)enunciativos de escrevente-leitor. Os resultados conduzem à conclusão de que, na aquisição da escrita, convocada pelo outro da alocução falada, mas também fazendo abstração desse outro e dessa alocução, a criança começa a ser inserida e a inserir-se na estrutura enunciativa e na estrutura semiológica da língua em sua realização gráfica, deslocando-se entre os distintos lugares de enunciação e de coenunciação.

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Como Citar
Fernandes Oliveira, G. (2025). DE FALANTE-OUVINTE A ESCREVENTE-LEITOR: O DESLOCAMENTO DE LUGAR ENUNCIATIVO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA. Caderno De Letras, (50), 89-107. https://doi.org/10.15210/cdl.vi50.28157
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Giovane Fernandes Oliveira, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Bolsa PDJ-CNPq). Realiza seu pós-doutoramento no Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também atua como Professor Colaborador de Linguística no Curso de Letras do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Vice-líder do grupo de pesquisa GLAD – Investigações em Linguística da Atividade Discursiva (PUC Minas/CNPq).

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