A ARTE DA LINGUAGEM: A CONSTRUÇÃO DA SIGNIFICÂNCIA EM LETRAS DE CANÇÕES DE ELZA SOARES
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho apresenta um recorte da dissertação desenvolvida em 2023, centrada na análise da construção da significância nas letras de canções de Elza Soares. A pesquisa partiu da percepção da importância de uma discussão mais aprofundada em torno da noção de significância e da consequente análise linguística em letras de canções para os estudos da linguagem. Esta noção foi proposta por Émile Benveniste, contudo tem sua base na linguística de Ferdinand de Saussure e comparece de forma mais contundente na poética do discurso, conforme concebida por Henri Meschonnic. Dessa forma, busca-se aqui discutir como se constrói a significância em torno de questões sociais e existenciais nas letras de canções de Elza Soares. O trabalho busca, ainda, ampliar as fronteiras entre linguística, literatura e arte, trazendo contribuições inter e transdisciplinares para a compreensão das expressões artísticas e linguísticas. A análise foi orientada por Saussure (2012[1916]), Benveniste (2012[1966]; 2012[1974]) e Meschonnic (1975; 2007; 2009; 2010[1999]). Este recorte amplia a exploração do potencial da significância em textos/obras, evidenciando a complexidade e sofisticação inerentes à arte da linguagem.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
Benveniste, É. Problemas de Linguística Geral I. 5ª ed. Letras e Linguística. V. 8. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo: Pontes 2012 [1966].
Benveniste, É. Problemas de Linguística Geral II. Campinas, São Paulo: Pontes, 2012 [1974].
Câmara Jr., J.M. Estrutura da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1970
Dessons, G. Émile Benveniste, l’invention du discours. Paris: Press, 2006.
Figueiredo, C. Valor e significação/sentido: entrelaçamentos e efeitos na teoria saussuriana. Estudos linguísticos e literários. [s. l.], v. 11, ed. 1, jan/abr 2023.
Meschonnic, H. Le signe et le poème. Paris, Gallimard, 1975.
Meschonnic, H. La rime et la vie. France: Éditions Verdier, 1989/ Gallimard, 2006.
Meschonnic, H. La poesía como crítica del sentido. Marmol-Izquierdo Editores,
Buenos Aires, 2007.
Meschonnic, H. Critique du rythme: anthropologie historique du langage. Lonrai, França: Éditions Verdier, 2009
Meschonnic, H. Poética do traduzir. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Neumann, D. 2016. 173f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
Neumann, D. In: Oliveira, G. F.; Aresi, F. O universo benvenistiano. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.
Neumann, D. Revista Linguagem e ensino: Revista do Programa de Pós-graduação em Letras Universidade Federal de Pelotas, [s. l.], 2020.
Neumann, D. Periodicos.ufsm.br/fragmentum, [s. l.], 2020.
Neumann, D. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, 17 maio 2023.
Normand, C. Saussure. Tradução de Ana de Alencar, Marcelo Diniz. São Paulo: Estação
Liberdade, 2009 [2000].
Saussure, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2004 [1916].