FUTURO DO PRETÉRITO EM USOS COTIDIANOS: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiz Francisco Dias
Claudia Ribeiro Rodrigues

Resumo

O futuro do pretérito é provavelmente o tempo mais complexo da Língua Portuguesa. Para a compreensão dessa complexidade, neste estudo, será utilizada uma abordagem da semântica da enunciação. O tempo linguístico não está fundamentado apenas na cronologia. A constituição do futuro do pretérito também está ancorada em relações de causa e consequência. O conceito de pertinência enunciativa foi essencial na abordagem teórica. O estudo demonstrou que as perspectivas de passado e de futuro são constituídas na relação com o tempo da locução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Dias, L. F., & Ribeiro Rodrigues, C. (2025). FUTURO DO PRETÉRITO EM USOS COTIDIANOS: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVA. Caderno De Letras, (50), 39-58. https://doi.org/10.15210/cdl.vi50.29076
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Luiz Francisco Dias, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Doutor em Linguística. Professor Titular da UFMG. Bolsista pesquisador do CNPQ.

Claudia Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Doutora em Estudos Linguísticos. Pesquisadora do Grupo ENUNCIAR/UFMG.

Referências

CORÔA, M. L. M. S. O tempo nos verbos do português. São Paulo: Parábola Editorial, 2005
FIORIN, J.L. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 1996.
FOUCAULT. A ordem do discurso. São Paulo, Loyola, 1996 [1971].
GUIMARÃES, E. Enunciação, língua, memória. Revista da ANPOLL. n. 2, p. 27-33, 1996.
GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.
HENRY, P. Construções relativas e articulações discursivas. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 19, p. 43-64, jul./dez. 1990.
REICHENBACH, H. Elements of symbolic logic. New York: Macmillan, 1947.