A SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA EM PROL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
Barbisan, L. B. Semântica argumentativa. In: Ferrarezi Jr, C.; Basso, R. Semântica, semânticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2023.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Enem – Apresentação. Brasília, DF: Inep, 2024. Disponível em:
Carel, M.; Ducrot, O. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Edición: María Marta Negroni e Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2005.
Carel, M. Prefácio. In: Gomes, L. Discurso artístico e argumentação. Campinas/SP: Pontes Editores, 2020.
Carel, M. Prefácio: A Semântica Argumentativa. In: Behe, L.; Carel, M.; Denuc, C.; Machado, J. C. Curso de Semântica Argumentativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
Cereja, W. R.; Magalhães, T. C. Português: Linguagens. 11.ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em:
Ducrot, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.
Ducrot, O. Polifonía y Argumentación. Cali: Universidad del Valle, 1990.
Ducrot, O. Argumentação retórica e argumentação linguística. Tradução de Leci B. Barbisan. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 42, n. 1, mar. 2009, p.20-25.
Ducrot, O. Présentation de la théorie des blocs sémantiques. VERBUM, Tome XXXVIII, N°1-2, 2016, p. 53- 65.
Fonseca, R. Passeio Noturno. In: Moriconi, I. (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
Gomes, L. A argumentação na língua como subsidio para a avaliação de leitura e produção de textos dissertativo-argumentativos. Linha D’Água, São Paulo, v. 29, n. 2, 2016, p. 295–319.
Gomes, L. Como avaliar a semântica do texto? Uma proposta para a avaliação de redações orientada pela Semântica Argumentativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.
Gomes, L.; Lebler, C. D.C. Os conceitos de aspecto (normativo e transgressivo) e de argumentação (interna e externa). In: Behe, L.; Carel, M.; Denuc, C.; Machado, J. C. Curso de Semântica Argumentativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
Gomes, L. Do sentido à significação: um percurso metodológico de análise de dados em Semântica Argumentativa. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 26, n. 51, jan./jul., 2023, p. 135-154.
Graeff, T. F.; Hanel, A. I.; Santos, M. L. A argumentação normativa e transgressiva em redações e seus meios de expressão. Desenredo, Passo Fundo/RS, v. 2, n. 2, 2006, p.188-202.
Graeff, T. F.; Gomes, L. A relação semântica entre linguagem verbal e não verbal em tiras, com base na semântica argumentativa. Estudos da Língua(gem), v. 13, n°1, 2015, p. 47-62.
Lebler, C. D.C.; Gomes, L. Contribuições da Semântica Argumentativa para o ensino e para a avaliação de textos dissertativo-argumentativos. In: Silva, P. L.O.; Costa, A. R. (orgs.). Produção textual na teoria e na prática: os caminhos da avaliação da redação. Pimenta Cultural, 2022.
Negroni, M. M. G. Argumentação linguística. In: Azevedo, T. M. de; Flores, V. do N. (orgs.). Estudos do discurso: conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.
Pécora, A. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Saussure, F. de. Curso de Linguística Geral. Organizado por Charles Bally e Albert Sechehaye. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 28.ed. São Paulo: Cultrix, 2012.