A SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA EM PROL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Lauro Gomes
Renata Nunes Gehling Krause

Resumo

Este artigo visa apresentar atividades didáticas fundamentadas em princípios e conceitos da Semântica Argumentativa – especialmente oriundos da Teoria dos Blocos Semânticos (Carel; Ducrot, 2005) – para o ensino de língua portuguesa. A partir do estudo semântico-argumentativo do conto “Passeio Noturno – parte I” de Rubem Fonseca, foram criadas questões-problema sobre elementos micro e macro-semânticos do texto, a fim de proporcionar uma diretriz de análise semântica de textos para docentes do ensino médio e/ou do ensino superior. Acredita-se que a reflexão linguística – de identificação das unidades semânticas básicas de um texto – permite aperfeiçoar competências de leitura e de escrita. A proposição de atividades de explicitação dos blocos semânticos doxais de um texto – notadamente pelos quadrados argumentativos reveladores da polifonia intrínseca às relações argumentativas da língua e do discurso – também se mostra um exercício importante de análise linguística. Com isso, acredita-se na possibilidade de se levar os estudantes à compreensão de aspectos contidos na significação de palavras e à evocação de encadeamentos que parafraseiam o sentido de entidades linguísticas em uso.

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Como Citar
Gomes, L., & Nunes Gehling Krause, R. (2025). A SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA EM PROL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Caderno De Letras, (50), 75-87. https://doi.org/10.15210/cdl.vi50.29077
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Lauro Gomes, Universidade Federal do Rio Grande-ILA/FURG

Doutor em Letras-Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio de doutorado-sanduíche na EHESS – Paris. Docente do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (ILA/FURG): atua no Curso de Letras da FURG (Campus São Lourenço do Sul).

Renata Nunes Gehling Krause, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Graduanda do Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG – Campus São Lourenço do Sul): integra o grupo de pesquisa “Semântica, argumentação e discurso artístico” subvencionado pela FAPERGS

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