Padrões sonoros emergentes: (oclusiva alveolar + sibilante) no português brasileiro
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo analisa encontros consonantais do tipo oclusiva alveolar seguida de sibilante - ou seja, [ts,tz,ds,dz] - que ocorrem no PB como padrões sonoros emergentes. Pretendemos argumentar que a emergência das sequências consonantais [ts,tz,ds,dz] decorre da interação de vários percursos gramaticais que interagem entre si como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC). Nesta perspectiva um fenômeno está em constante interação com diversos fatores que interagem no sistema. É o conjunto das interações que promove a emergência e a consolidação de um determinado fenômeno. Sugerimos que os percursos gramaticais envolvidos na emergência das sequências consonantais [ts,tz,ds,dz] são: 1) competição entre oclusivas alveolares e africadas; 2) conflito entre manter e suprimir a marca morfológica de plural /S/; 3) estabilidade de /S/ em final de palavra quando comparado a outras consoantes (paz, pires); 4) redução segmental em ambiente postônico, especialmente da vogal[i]; 5) padrões inovadores em itens lexicais específicos (tórax, bíceps), neologismos, empréstimos com encontros consonantais com [ks] em final de palavra e 6) emergência de encontros consonantais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.