Formação do inventário fonológico de uma criança à luz do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho pretende analisar dados linguísticos de uma criança no período de 1:2 a 1:5 de idade, a fim de verificar a formação do seu inventário fonológico, bem como identificar as coocorrências de traços presentes em sua gramática responsáveis pelos contrastes estabelecidos. Toma-se como modelo de análise o PAC — Modelo Padrão de Aquisição de Contraste (LAZZAROTTO-VOLCÃO, 2009), construído a partir dos Princípios Fonológicos Baseados em Traços propostos por Clements (2009). Verificou-se que o PAC é capaz de explicar o inventário fonológico do informante em fase inicial de aquisição. Ao final, faz-se uma discussão dos princípios fonológicos postulados por Clements (2009), para as fonologias das línguas, em relação aos dados da criança estudada.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.