Processo de elevação das vogais postônicas finais em aprendizes de português como LE
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No Português Brasileiro, há uma tendência à produção das vogais médias átonas finais como altas. O processo é conhecido como neutralização, elevação ou alçamento das vogais médias e é bastante recorrente no PB. Por outro lado, no espanhol, o fenômeno ocorre, mas é estigmatizado, costumando ser evidenciado na fala rural. Neste trabalho, propomo-nos investigar como falantes nativos de espanhol, que cursam mestrado ou doutorado em diversas áreas do conhecimento na FURG, aprendem o português como segunda língua. Para isso, entrevistamos os estudantes que cursam português no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras (CELE), desta instituição. Neste artigo, apresentaremos as análises relativas aos dados de fala de seis informantes, sendo três da Colômbia e três do Peru. O objetivo deste estudo é verificar se os alunos, ao empregarem o português, preservam as vogais átonas finais, característica do espanhol, ou se elevam as vogais nessa posição, como é frequente na variedade do português a que os mesmos estão expostos, ou seja, da cidade do Rio Grande.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.