Fala, escrita e variedade dialetal no ensino da língua materna

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Bonfim Queiroz Lima
Irismá Oliveira Carvalho
Luciana de Queiroz Lima

Resumo

Este trabalho procura fazer uma reflexão sobre as interferências da fala nas escritas de alunos e sobre como a escola lida com tais interferências. A partir dos estudos de Mirian Lemle, Luiz Carlos Cagliari, Mary Kato e outros, discorre-se sobre os processos de aquisição da escrita, a importância da linguagem oral, da variedade dialetal e do trabalho sistemático de análise linguística. Baseado em uma pesquisa realizada em uma escola municipal de ensino fundamental do município de Xinguara, estado do Pará, foram observadas três turmas de segunda série (terceiro ano) e analisada como a prática docente em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos.

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Como Citar
Lima, B. Q., Carvalho, I. O., & Lima, L. de Q. (2015). Fala, escrita e variedade dialetal no ensino da língua materna. Caderno De Letras, (24), 153-167. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i24.7298
Seção
Artigos