Fala, escrita e variedade dialetal no ensino da língua materna
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho procura fazer uma reflexão sobre as interferências da fala nas escritas de alunos e sobre como a escola lida com tais interferências. A partir dos estudos de Mirian Lemle, Luiz Carlos Cagliari, Mary Kato e outros, discorre-se sobre os processos de aquisição da escrita, a importância da linguagem oral, da variedade dialetal e do trabalho sistemático de análise linguística. Baseado em uma pesquisa realizada em uma escola municipal de ensino fundamental do município de Xinguara, estado do Pará, foram observadas três turmas de segunda série (terceiro ano) e analisada como a prática docente em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.