Pensamiento racial y racismo en México (1920-1950)
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No México, os primeiros governos pós-revolucionários puseram em prática um programa de “engenharia social”, mediante o qual buscaram melhorar a qualidade da população. Neste programa interviram diversas correntes de pensamento social acompanhadas de propostas de transformação concretas: a antropologia com o indigenismo; a medicina com a eugenia e a higiene mental; a demografia com as políticas migratórias; a sociologia com a sociologia criminal e a biotipologia; finalmente, o direito penal com a teoria da defesa social. Este ensaio examina o desenvolvimento destas propostas entre 1920 e 1950, enfatizando suas formas de articulação com a política.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.