O JOGO DE ESPERANÇA E DESESPERO EM A MORATÓRIA, DE JORGE ANDRADE.

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Carlos Eduardo Monte

Resumo

O presente trabalho pretende analisar a importância da obra do dramaturgo paulista Jorge Andrade (1922-1984), A moratória, no panorama do teatro nacional, procurando evidenciar qual a importância da mesma para a construção de nossa identidade, a partir de uma escrita que conjuga aspectos rurais e econômicos, e que traz como principal aspecto o plano social de conversão ideológica que se verifica a partir de 1930, como analisa Antonio Candido, em seu texto Literatura e desenvolvimento. O pano de fundo de A moratória fixa-se em dois planos temporais, 1929 e 1932, e seus personagens estão perdidos nessa conversão temporal e existencial, capaz de pôr em xeque valores sedimentados, em detrimento da crua realidade que arruína a aristocracia paulistana dona dos cafezais no interior do estado. Comparado em parte com a dramaturgia de Anton Tchekhov, sobretudo com O jardim das cerejeiras, A moratória reúne elementos que dão sólidos contornos a um tipo de drama capaz de incorporar com especificidade as fontes rurais raramente trabalhadas em nossa literatura, ligando-se a produção crítica que, a partir de 1950, abandona de vez o ideal do país novo.Palavras-chave: Teatro brasileiro; Jorge Andrade; A moratória; Identidade nacional.

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Como Citar
Monte, C. E. (2016). O JOGO DE ESPERANÇA E DESESPERO EM A MORATÓRIA, DE JORGE ANDRADE. Caderno De Letras, (26), 329-348. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i26.8164
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carlos Eduardo Monte, UNESP/ARARAQUARA. PPG EM ESTUDOS LITERÁRIOS.

DOUTORANDO em ESTUDOS LITERÁRIOS pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO". UNESP/ARARAQUARA (2015-). LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E CRÍTICA DA NARRATIVA, onde desenvolve pesquisa e a tese: O PROTAGONISTA INATIVO. RAZÕES DA INÉRCIA NA CONSTRUÇÃO DO ROMANCE "IL DESERTO DEI TARTARI", DE DINO BUZZATI, com enfoque na produção artística contemporânea, dentro da vertente pós-moderna. É MESTRE em ESTUDOS LITERÁRIOS pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO". UNESP/ARARAQUARA (2012-2014). LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E CRÍTICA DA NARRATIVA, com a DISSERTAÇÃO: "A REESCRITA IRÔNICA DE ANGELA CARTER. "O QUARTO DO BARBA-AZUL", com enfoque na produção artística contemporânea, dentro da vertente pós-moderna. Atualmente, também, é GRADUANDO do CURSO DE LETRAS - FCLAR, pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP/ARARAQUARA (2009), com opção de idioma em Italiano. GRADUADO em DIREITO, pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL "DOUTOR RAUL BAUAB" (1997-2001), com TCC acerca do "Recurso de Agravo em Decorrência de Denegação de Liminar em Mandado de Segurança".