ENTRE O HISTÓRICO E O LITERÁRIO: UM ESPAÇO DE CONFLUÊNCIAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Dinameire Oliveira Carneiro Rios

Resumo

Neste trabalho são analisadas as relações estabelecidas entre a literatura e a história dos últimos séculos. Parte-se da acepção construída por Aristóteles acerca da diferenciação entre o poeta e o historiador, que serviu durante muito tempo para nortear as discussões sobre o diálogo entre os dois campos, para construir considerações acerca dessa relação, principalmente a partir do século XIX, quando a história buscou consolidar-se enquanto ciência e se afastar de conceitos comuns ao âmbito da literatura, como a fabulação e a imaginação. As reflexões são estendidas até o século XX em que se considera como aspecto importante do contato entre os campos a abertura empreendida pela história em relação a outras áreas do saber.Palavras-chave: Literatura; História; Diálogo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rios, D. O. C. (2016). ENTRE O HISTÓRICO E O LITERÁRIO: UM ESPAÇO DE CONFLUÊNCIAS. Caderno De Letras, (26), 201-217. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i26.8544
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dinameire Oliveira Carneiro Rios, Universidade Federal da Bahia

É Graduada em Letras Vernáculas, especialista em Estudos Literários e mestra em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana e cursa, na Universidade Federal da Bahia, Doutorado em Literatura e Cultura. Tem artigos publicados nas áreas de Literatura e Cinema em revistas nacionais e desenvolve atualmente um projeto de pesquisa relacionado à metaficção historiográfica.