ENTRE O HISTÓRICO E O LITERÁRIO: UM ESPAÇO DE CONFLUÊNCIAS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste trabalho são analisadas as relações estabelecidas entre a literatura e a história dos últimos séculos. Parte-se da acepção construída por Aristóteles acerca da diferenciação entre o poeta e o historiador, que serviu durante muito tempo para nortear as discussões sobre o diálogo entre os dois campos, para construir considerações acerca dessa relação, principalmente a partir do século XIX, quando a história buscou consolidar-se enquanto ciência e se afastar de conceitos comuns ao âmbito da literatura, como a fabulação e a imaginação. As reflexões são estendidas até o século XX em que se considera como aspecto importante do contato entre os campos a abertura empreendida pela história em relação a outras áreas do saber.
Palavras-chave: Literatura; História; Diálogo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.