O “EU” QUE VACILA: ZUMBIFICAÇÃO E APAGAMENTO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lucia Sá Rebello
Lis Yana de Lima Martinez

Resumo

Este artigo pretende apresentar breves reflexões acerca de como o imaginário nacionalista criado na época das colonizações e sua influência na sociedade se expressa nas artes – no campo literário, no caso brasileiro, e da dança, no caso Argentino – trazendo como exemplos a vida e a obra de Luiz Gama e o documentário Tango Negro, The African Roots of Tango, do cineasta angolano Dom Pedro. Espera-se que com este texto seja possível problematizar o diálogo entre culturas por meio de exemplos tão distintos, mas que se complementam com tantas semelhanças. Para tanto, se introduz o processo de zumbificação e fantasmificação.Palavras-chave: Zumbificação; negro; tango; Luiz Gama.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rebello, L. S., & Martinez, L. Y. de L. (2016). O “EU” QUE VACILA: ZUMBIFICAÇÃO E APAGAMENTO. Caderno De Letras, (26), 349-366. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i26.8820
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lucia Sá Rebello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFRGS