ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE

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Marly Augusta Lopes de Magalhães
Mônica Maria dos Santos

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que tinha como objetivo principal verificar o processo de ensino da Língua 2 aos alunos indígenas matriculados em escolas públicas estaduais da cidade de Barra do Garças/MT. Outros objetivos foram definidos: conhecer os pontos conflitantes entre a língua materna e a Língua 2; Identificar as principais dificuldades no ensino da Língua 2; Oferecer um curso para propiciar encontros entre professores e alunos indígenas e professores não indígenas, principalmente, para aqueles que trabalham com alunos indígenas da Etnia Xavante no dia a dia escolar. Esses alunos buscam, em espaços urbanos, a sua socialização junto à sociedade não indígena. Os autores que fundamentaram os estudos foram Bakhtin, Ferreiro, Freitas, Freitas & Queiroz, Grupione, Laraia, Marzari, Minayo, Neves, Pimentel da Silva, Rego, Tozoni-Reis. Para a realização da pesquisava utilizou-se a metodologia qualitativa que, por meio da observação participante, possibilitou a descrição da complexidade que envolve o ensino da Língua 2, envolvendo os professores não índios e os alunos indígenas. Os resultados da pesquisa mostraram que existem conflitos entre as diferentes culturas e pouco interesse na compreensão dos processos dinâmicos vividos por diferentes grupos sociais na assimetria refletida no ensino da Língua Portuguesa.Palavras-chave: Alunos Indígenas. Professores não índios. Ensino. Interculturalidade.

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Como Citar
de Magalhães, M. A. L., & dos Santos, M. M. (2016). ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE. Caderno De Letras, (27), 215-232. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i27.8833
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marly Augusta Lopes de Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1986), Especialização em Didática Geral, pelas Faculdades de Marília - São Paulo (1988), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1990), Doutorado em Ciências Linguísticas pela Universidad Central de Las Villas - Cuba (2007). Apostila registrada sob o nº 58752 - Processo 2011164 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Goiás, (2012), com o projeto de pesquisa:"Princípios Funcionalistas Aplicados ao ensino em contexto de interculturalidade", vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFG-GO- Contemplado com a bolsa REUNI- Estágio Pós-Doutoral, vinculado a linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas. Pós-Doutorado sob a supervisão da Profª Drª Vânia Casseb Galvão. Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso. Editora-chefe - Revista Multidisciplinar Panorâmica e Revista Panorâmica online. Parecerista de Revista Espaço Ameríndio (UFRGS) (1982-6524). Membro do Conselho de Editora da UFMT. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com seres Humanos do Campus Universitário do Araguaia. Tem experiência na área de Letras, Linguística, Sociolinguística, Ensino Funcionalista e interculturalidade, com ênfase em Cultura e Língua Xavante na perspectiva do ensino e aprendizagem dos estudantes xavante em escolas públicas urbanas, as Dimensões da Identidade Cultural e os problemas sociointeracionais dos alunos indígenas em espaços educacionais urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: presença dos jovens indígenas da etnia xavante em escolas públicas urbanas, alunos indígenas x alunos não indígenas no contexto das escolas públicas urbanas, presença indígena em espaços urbanos: uma questão de sobrevivência. Lidera o Grupo de pesquisa: Fronteiras, Culturas, Identidades: um espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu (CNPq), é membro do grupo de Estudos da Linguagem: Análise, Descrição e Ensino(CNPq). Membro da Comissão de Ética da Universidade Federal de Mato Grosso. Portaria GR nº 1276 de 30/09/2014. The Marquís Whos who Publicatíons Board Certifies that Marly Augusta Lopes de Magalhães is a subject of biographical record in Whos Who in the World - 2015. El comité Académico del Doctorado Tutelar en Ciencias Literárias y Linguísticas de la Facultad de Humanidades de la Universidad Central ?Marta Abreu? de Las Villas, Cuba, en virtude de sus méritos académicos, la há incluído a usted entre los membros de su claustro desde su fundación, lo que prestigia significativamente nuestra instituición. "Dr. C. Francisco Pablo Rodríguez Alemán"CoordinadorCertificado pelo autor em 04/06/2016

Mônica Maria dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Letras - Língua e Literatura pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1999), Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2002), Especialização em LIBRAS pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (2011) e em Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013). Atualmente é Professora da Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de Rondônia Ensino Básico (fundamental- anos finais). Na SEDUC também atuou como Diretora da E.E.E.F. Pau Brasil no município de Presidente Médici RO (2000-2002), Diretora da E.E.E.F.M. Migrantes no município de Ariquemes (2005-2008) formadora de professores de Língua Portuguesa durante 02 ano no curso GESTAR II. Atuou como professora de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Teoria Literária, Prática de Ensino Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I e II nas Faculdades Integradas de Ariquemes - FIAR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Professora Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Ensino Técnico e Tecnológico e Coordenadora Do Eixo Técnico da Base Nacional Comum do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.