E-PÍSTOLAS: AS VIDEOPOESIAS DE MATILDE CAMPILHO E A RELAÇÃO LITERÁRIA ENTRE BRASIL E PORTUGAL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este texto apresenta um percurso de articulações teóricas e críticas possíveis para a leitura de um projeto literário hipermidiático e do seu reflexo em um sistema cultural mais amplo. Trata-se do projeto videopoético da escritora Matilde Campilho e seus desdobramentos na perplexa relação literária entre Brasil e Portugal. Eis que se divide em duas partes, na primeira justifica sua posição crítica e localiza a poeta e sua produção no estudo, bem como verifica motivações históricas motrizes de tais ruídos no diálogo literário luso-brasileiro; a segunda parte é dedicada à análise formal da videopoesia e suas imbricações no corpus poético selecionado, o videopoema Fevereiro. O objetivo desta análise é, portanto, entender essa problemática cultural e o modo pelo qual a autora a contornou, isto é, a dupla perspectiva de alteridade que cumpre em seu projeto-processo literário hipermídia.
Palavras-chave: identidade; hibridação cultural; videopoesia.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.