E-PÍSTOLAS: AS VIDEOPOESIAS DE MATILDE CAMPILHO E A RELAÇÃO LITERÁRIA ENTRE BRASIL E PORTUGAL

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Tiago Radatz Kickhöfel
Claudia Lorena Vouto da Fonseca

Resumo

Este texto apresenta um percurso de articulações teóricas e críticas possíveis para a leitura de um projeto literário hipermidiático e do seu reflexo em um sistema cultural mais amplo. Trata-se do projeto videopoético da escritora Matilde Campilho e seus desdobramentos na perplexa relação literária entre Brasil e Portugal. Eis que se divide em duas partes, na primeira justifica sua posição crítica e localiza a poeta e sua produção no estudo, bem como verifica motivações históricas motrizes de tais ruídos no diálogo literário luso-brasileiro; a segunda parte é dedicada à análise formal da videopoesia e suas imbricações no corpus poético selecionado, o videopoema Fevereiro.  O objetivo desta análise é, portanto, entender essa problemática cultural e o modo pelo qual a autora a contornou, isto é, a dupla perspectiva de alteridade que cumpre em seu projeto-processo literário hipermídia.Palavras-chave: identidade; hibridação cultural; videopoesia.

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Como Citar
Kickhöfel, T. R., & Fonseca, C. L. V. da. (2016). E-PÍSTOLAS: AS VIDEOPOESIAS DE MATILDE CAMPILHO E A RELAÇÃO LITERÁRIA ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Caderno De Letras, (26), 261-275. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i26.9161
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tiago Radatz Kickhöfel, Universidade Federal de Pelotas

Graduando no curso de Licenciatura em Letras da UFPel, com ênfase em literatura brasileira, crítica literária e processos de criação; bolsista de IC na área de estudos comparados em literatura e ex-aluno do curso de Cinema e Animação da UFPel.

Claudia Lorena Vouto da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Literatura Comparada, Professora Adjunta do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel