PERFIS LITERÁRIOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O LEITOR BRASILEIRO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O homem como um ser sócio-histórico adquire conhecimentos que lhe são interessantes de acordo com o contexto em que vive e sua formação cultural. Gramsci (1968), na Itália, já refletia sobre o vácuo que há entre a classe letrada e a cultura popular. Como ocorreu na Itália, no Brasil fenômeno semelhante vem ocorrendo há muito tempo, e trata-se de uma indagação importante para os estudos e produção literária. Também Umberto Eco a respeito do leitor vem discutindo a relação entre obra e recepção e, partindo disso se questiona: considerando a sua cultura e a forma como foi educado, qual é a razão real pela qual o grande público brasileiro pouco lê ou ainda pouco se interessa pelas obras literárias brasileiras que são consideradas importantes de acordo com a crítica literária? Essa questão problemática leva a reflexão de que forma estaria a literatura brasileira ligada ao povo, ou ainda se há uma diálogo da intelectualidade com o povo. Além de um levantamento bibliográfico a cerca do mercado de livros, também esse estudo conta com uma pesquisa de campo para tentar melhor delinear o perfil do leitor brasileiro hoje.
Palavras-chave: Literatura brasileira; recepção; cultura.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.