OUTROS-EU DE UM FERREIRO – AS NUANCES ENTRE PERSONAS E PERSONA RÍGIDA NO CONTO COMO SE MOESSE FERRO DE ALTAIR MARTINS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo procura discutir os outros-eu existentes na personagem protagonista do conto Como se Moesse Ferro do escritor porto-alegrense Altair Martins. Para tanto, utilizamos como base os conceitos de persona e de persona rígida do psicanalista Carl Jung, que possibilita compreender e problematizar as máscaras do ferreiro que batia ferro como se moesse diferentes elementos refletidos e que são manifestados em suas personas, possibilitando entender os diferentes modos de ser e agir da personagem, ao mesmo tempo em que esta parece ser mascarada com uma persona rígida – de ferro.
Palavras-chave: Altair Martins; persona; persona rígida; ferro; máscaras.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.