ESTALOS NAS VIGAS - LITERATURA E DESENHOS DE ALFRED KUBIN
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O propósito deste artigo é documentar a pesquisa em andamento sobre a literatura e a arte visual de Alfred Kubin. Procede a um levantamento das afinidades dessa obra, pensando no grupo expressionista Cavaleiro Azul, do qual ele participou nos primórdios, e também no ensaio de Ernst Jünger que o eleva a síntese da geração de artistas do expressionismo. Das afinidades com a vanguarda ressalta-se a linguagem que estende o campo semântico da palavra ao sentido da visão com a recorrência à descrição de imagens da pintura. Aponta igualmente a correspondência com o artista brasileiro Oswaldo Goeldi. Finalmente apresenta a tradução de um trecho do romance de sua autoria, Die andere Seite/O Outro Lado.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.