Diabetes Gestacional e estado nutricional materno em um hospital universitário de Niterói

Palavras-chave: Diabetes mellitus gestacional, Atenção pré-natal, Peso corporal, Índice de massa corporal, Complicações na gravidez.

Resumo

Objetivo: identificar o número de casos de diabetes gestacional e correlacionar estado nutricional pré-gestacional e diabetes mellitus gestacional em mulheres atendidas no ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia de um Hospital Universitário em Niterói, Brasil. Método: transversal, analítico e retrospectivo. Pesquisa realizada em prontuários de mulheres assistidas durante o parto no ano de 2013, que realizaram no mínimo uma consulta de pré-natal na unidade. As análises estatísticas foram realizadas com o software estatístico Stata 20.0, considerando nível de significância de 5%. Aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa sob parecer 1.354.164/2015. Resultados: 14% (n=25) desenvolveram diabetes gestacional; 24% iniciaram a gestação com sobrepeso e 29,5%, com obesidade. Conclusão: estudos que evidenciam o número de casos do diabetes gestacional a associação a fatores de risco, são importantes, principalmente para melhoria da assistência prestada e elaboração de novas estratégias de cuidado.

Biografia do Autor

Juliana Vidal Vieira Guerra, UFF
Nutricionista. Mestre em Saúde Materno-Infantil, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.
Valdecyr Herdy Alves, UFF
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
Diego Pereira Rodrigues, UFF
Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Adjunto do Centro Universitário Anhanguera de Niterói do Curso de Enfermagem. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
Maria Bertilla Lutterbach Riker Branco, UFF
Enfermeira,Mestre em Materno-Infantil. Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.
Giovanna Rosário Soanno Marchiori, UFF
Enfermeira. Mestre em Saúde materno-infantil. Professora Adjunta da Faculdade Novo Milênio. Espírito Santo - ES, Brasil.
Márcia Vieira dos Santos, UFF
Enfermeira. Mestre em Saúde Materno-Infantil, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.
Publicado
2018-08-03
Como Citar
1.
Guerra JVV, Alves VH, Rodrigues DP, Branco MBLR, Marchiori GRS, Santos MV dos. Diabetes Gestacional e estado nutricional materno em um hospital universitário de Niterói. J. nurs. health. [Internet]. 3º de agosto de 2018 [citado 20º de abril de 2024];8(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/13785
Seção
Artigos Originais/ Original Articles