Monitoramento telefônico de dois casos de infecção pelo novo Coronavírus: relato de experiência / Telephone monitoring on two cases of infection by the new Coronavirus: experience report

  • Xênia Martins Monfrim Universidade Federal de Palotas
  • Andressa Hoffmann Pinto Universidade Federal de Pelotas
  • Henrique Jeske Universidade Federal de Pelotas
  • Vanda Maria da Rosa Jardim Universidade Federal de Pelotas
  • Celmira Lange Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Atenção primária à saúde, Morte, Pandemias, Monitoramento

Resumo

Objetivo: apresentar as experiências de duas enfermeiras sobre o monitoramento telefônico de dois casos de infecção por coronavírus na região Sul do Rio Grande do Sul. Método: relato de experiência de duas enfermeiras atuantes na Estratégia de Saúde da Família nos meses de maio e julho de 2020. Resultados: o primeiro caso se trata do monitoramento da família de um homem, proveniente de outro Estado, que foi a óbito. O segundo caso se refere a uma gestante que evoluiu para internação hospitalar por agravo de sintomas, após três dias do resultado positivo do exame. No início desse processo o sentimento era de confusão, afinal tratava-se de uma doença aguda, agressiva e desconhecida. Por vezes, o sentimento de solidão verbalizado pelos monitorados afetou os profissionais. Conclusões: emergiram das experiências, aspectos sobre isolamento e exclusão social das pessoas contaminadas, além de insegurança, medo e sobrecarga, por parte dos profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Xênia Martins Monfrim, Universidade Federal de Palotas
Enfermeira. Mestre em Saúde e Comportamento. Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Rio Grande do Sul (RS), Brasil.E-mail: xenia.monfrim@bol.com.br
Andressa Hoffmann Pinto, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Ciências. Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Rio Grande do Sul (RS), Brasil. E-mail: dessa_h_p@hotmail.com ORCID?
Henrique Jeske, Universidade Federal de Pelotas
Discente do curso de Ciências Sociais. Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Rio Grande do Sul (RS), Brasil. E-mail: jeske.experience@gmail.com ORCID?. Foi bolsista de Iniciação Científica (PROBIC/PROBITI), colaborando com o NEPN (Núcleo de Estudos sobre o Polo Naval). É membro do Grupo de Pesquisa " Mudanças organizacionais e novas subjetividades no mundo do trabalho", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Vanda Maria da Rosa Jardim, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem.  Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Rio Grande do Sul (RS), Brasil. E-mail:vandarmjardim@gmail.com ORCID?- área de concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - (1997). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Orienta mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nas seguintes áreas: Saúde do trabalhador, Enfermagem, Educação, Politicas de saúde, Saúde mental e Avaliação. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Celmira Lange, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas - UFPel (1980). Especialista em Reabilitação do aparelho locomotor pelo Hospital Sarah Kubitschek (1982), Administração hospitalar pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (1986), Administração dos serviços de saúde pela Universidade de Ribeirão Preto UNAERP (1987). Mestrado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2005). Pós Doutorado em Pesquisa de Enfermagem e Promoção da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, Saúde do Idoso, Envelhecimento, Acidentes com idosos, Prevenção de acidentes e atendimento pré-hospitalar, Cronicidade, saúde do adulto, Saúde Coletiva, Famílias ,Educação Continuada e Promoção da Saúde.Enfermeira. Doutora em Enfermagem.  Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Rio Grande do Sul (RS), Brasil. E-maiL: celmira_lange@terra.com.br ORCID? 
Publicado
2020-12-22
Como Citar
1.
Monfrim XM, Pinto AH, Jeske H, Jardim VM da R, Lange C. Monitoramento telefônico de dois casos de infecção pelo novo Coronavírus: relato de experiência / Telephone monitoring on two cases of infection by the new Coronavirus: experience report. J. nurs. health. [Internet]. 22º de dezembro de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];10(4). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19946
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report