Depressão infantil na ótica dos professores do ensino fundamental

  • Marciana Fernandes MOLL
  • Bruno Adriano Borges ELIAS
  • Barbara Ferreira GOMES
  • Lucas Duarte SILVA
  • Luis Fernando Ribeiro dos SANTOS
Palavras-chave: Saúde mental, Depressão, Criança.

Resumo

Objetivo: conhecer os sintomas depressivos expressos pelas crianças no ambiente escolar. Métodos: estudo descritivo e qualitativo, de acordo com a Resolução 466/12, cujos participantes foram professores do 2° ao 7° ano do ensino fundamental que aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada e a análise temática foi utilizada para analisá-los. Resultados: os sintomas relatados com mais frequência foram: tristeza, isolamento, choro e agressividade, enfatizando a necessidade de atenção especial devido aos danos causados durante o desenvolvimento. Considerações Finais: é proposto uma melhor integração entre a educação e saúde para realizar ações de prevenção e tratamento do escolar depressivo em sua integralidade.

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Publicado
2015-02-05
Como Citar
1.
MOLL MF, ELIAS BAB, GOMES BF, SILVA LD, SANTOS LFR dos. Depressão infantil na ótica dos professores do ensino fundamental. J. nurs. health. [Internet]. 5º de fevereiro de 2015 [citado 22º de dezembro de 2024];4(2):135-42. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/4388
Seção
Artigos Originais/ Original Articles