Fatores relacionados à infecção de trato urinário na gestação: revisão integrativa

  • Safira HEIN Faculdade de Pato Branco - FADEP
  • Cleunir de Fátima Candido de BORTOLI FADEP - Faculdade de Pato Branco
  • Gisele Iopp MASSAFERA Faculdade de Pato Branco - FADEP
Palavras-chave: Infecções urinárias, Gravidez, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: conhecer as evidências científicas dos fatores relacionados à infecção do trato urinário na gestação. Métodos: realizou-se uma revisão integrativa, com busca nas bases de dados LILACS e Medline, em março de 2015, utilizando como descritores, gravidez e infecções urinárias. Resultados: a análise dos estudos selecionados aponta os fatores com grande representatividade na infecção do trato urinário, entre eles a situação socioeconômicas das gestantes, graves complicações maternas e fetais devido a infecção do trato urinário. Revelou ainda, como o manejo inadequado de profissionais de saúde com algumas gestantes e o manejo adequado do serviço de saúde podem repercutir diretamente na saúde materna e fetal. Conclusões: identificou-se uma importante lacuna no conhecimento científico acerca das intervenções de enfermagem no cuidado a gestante com infecção do trato urinário. Ainda, o manejo adequado da gestante representa grande relevância no desfecho da gestação. 

Biografia do Autor

Safira HEIN, Faculdade de Pato Branco - FADEP
Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade de Pato Branco-FADEP.
Cleunir de Fátima Candido de BORTOLI, FADEP - Faculdade de Pato Branco
Enfermeira. Mestranda do PPGEnf da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Pato Branco - FADEP.
Gisele Iopp MASSAFERA, Faculdade de Pato Branco - FADEP
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-PPG. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Docente. Coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Pato Branco-FADEP. 
Publicado
2016-04-26
Como Citar
1.
HEIN S, BORTOLI C de FC de, MASSAFERA GI. Fatores relacionados à infecção de trato urinário na gestação: revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 26º de abril de 2016 [citado 25º de abril de 2024];6(1):83-1. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5977
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review