Liberdade (neo)liberal: que liberdade é essa?
Palavras-chave:
Liberdade, (Neo)Liberal, Pobre
Resumo
Tema importante na teoria política é o de liberdade. Com uma ampla gama de significados, no seu sentido negativo, entendido como não interferência, trás reflexos práticos claramente distinguíveis no campo da ação política. Nesta ótica, o ideário (neo)liberal se apropria deste conceito para em prol da liberdade, tida como bem supremo, defender a diminuição do Estado. Neste sentido, o presente artigo tem como intuito questionar esta premissa que alicerça o pensamento (neo)liberal. Que liberdade é essa alcançada, sobretudo pelas classes menos favorecidas, diante do encolhimento do Estado? Diante do pequeno rol de opções que o pobre acaba tendo e que dificulta o exercício da cidadania, parece ser uma falácia a concepção de que na “corrida” rumo ao sucesso, todos tem igualdade de oportunidades. Nesta perspectiva, a crença bastante presente de que a pobreza pode ser explicada por falta de esforço diante de uma clara possibilidade de ascensão de todos os competidores no mercado não passa de umailusão, assim como a tese de que a não interferência estatal garante a tão almejada liberdade individual. Este pensamento parece muito mais uma forma de privilegiar uma parcela diminuta da população e encobrir um modo de produção injusto e excludente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-01-06
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).