ESCOLARIZAR E/OU EDUCAR? AS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Leandro Raizer
  • Mauro Meirelles
  • Thiago Ingrassia Pereira UFFS
Palavras-chave: Ensino de sociologia, pedagogia situada, empoderamento, método de ensino.

Resumo

O Parecer nº 38/2006 do Conselho Nacional de Educação coloca as disciplinas de Sociologia e Filosofia como obrigatórias nas escolas de ensino médio no Brasil a partir do ano letivo de 2008. Dessa forma, torna-se fundamental a retomada de pesquisas que tenham como foco questões de ordem metodológica e didática que objetivem construir programas que legitimem e qualifiquem esses componentes curriculares. Este trabalho busca situar o ensino de Sociologia no Rio Grande do Sul e discutir propostas de trabalho docente com base nos referenciais freireanos de uma pedagogia situada e do empoderamento dos sujeitos. Partimos de pesquisa bibliográfica e de dados estatísticos na interface entre as Ciências Sociais e a Educação, bem como de nossa experiência como educadores e pesquisadores. Esta discussão aponta para uma proposta didática que possua relevância para o educador e o educando, dotando o ato pedagógico de sentido.

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Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, UFFS
Sociólogo, Doutorando em Educação (UFRGS), Professor da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim - RS.
Publicado
2014-04-09
Edição
Seção
Artigos