ESCOLARIZAR E/OU EDUCAR? AS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Ensino de sociologia, pedagogia situada, empoderamento, método de ensino.
Resumo
O Parecer nº 38/2006 do Conselho Nacional de Educação coloca as disciplinas de Sociologia e Filosofia como obrigatórias nas escolas de ensino médio no Brasil a partir do ano letivo de 2008. Dessa forma, torna-se fundamental a retomada de pesquisas que tenham como foco questões de ordem metodológica e didática que objetivem construir programas que legitimem e qualifiquem esses componentes curriculares. Este trabalho busca situar o ensino de Sociologia no Rio Grande do Sul e discutir propostas de trabalho docente com base nos referenciais freireanos de uma pedagogia situada e do empoderamento dos sujeitos. Partimos de pesquisa bibliográfica e de dados estatísticos na interface entre as Ciências Sociais e a Educação, bem como de nossa experiência como educadores e pesquisadores. Esta discussão aponta para uma proposta didática que possua relevância para o educador e o educando, dotando o ato pedagógico de sentido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-04-09
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).