ESCOLARIZAR E/OU EDUCAR? AS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Leandro Raizer
  • Mauro Meirelles
  • Thiago Ingrassia Pereira UFFS
Palavras-chave: Ensino de sociologia, pedagogia situada, empoderamento, método de ensino.

Resumo

O Parecer nº 38/2006 do Conselho Nacional de Educação coloca as disciplinas de Sociologia e Filosofia como obrigatórias nas escolas de ensino médio no Brasil a partir do ano letivo de 2008. Dessa forma, torna-se fundamental a retomada de pesquisas que tenham como foco questões de ordem metodológica e didática que objetivem construir programas que legitimem e qualifiquem esses componentes curriculares. Este trabalho busca situar o ensino de Sociologia no Rio Grande do Sul e discutir propostas de trabalho docente com base nos referenciais freireanos de uma pedagogia situada e do empoderamento dos sujeitos. Partimos de pesquisa bibliográfica e de dados estatísticos na interface entre as Ciências Sociais e a Educação, bem como de nossa experiência como educadores e pesquisadores. Esta discussão aponta para uma proposta didática que possua relevância para o educador e o educando, dotando o ato pedagógico de sentido.

Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, UFFS
Sociólogo, Doutorando em Educação (UFRGS), Professor da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim - RS.
Publicado
2014-04-09
Edição
Seção
Artigos