De situação a oposição: a reforma da Previdência do governo Lula a partir da perspectiva dos deputados do PSDB
Palavras-chave:
Reforma da Previdência, PSDB, Teoria do Discurso, Ideologia
Resumo
Com a derrota nas eleições de 2002 o PSDB se caracterizou por ser a “grande oposição” ao governo do PT que, chegando ao comando do Executivo em 2003, implementou uma reforma na Previdência, constituindo, assim, o primeiro momento oposicionista do PSDB. Deste modo, o objetivo deste trabalho é compreender o comportamento discursivo dos deputados federais do PSDB, realizado durante as sessões do Grande Expediente da Câmara Federal, ao tratarem dessa reforma. Para as análises, foram utilizados os aspectos teóricos e metodológicos da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Pôde-se identificar que o novo contexto político alterou as identidades de PT e PSDB, mas manteve a relação antagônica. Além do mais, por se tratar do primeiro momento oposicionista, o PSDB não harmonizou um discurso contra a reforma, mas crítico em relação à sua formatação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-07-31
Edição
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).