ATIVIDADES COMPLEMENTARES FORMATIVAS

Vivência prática ampliada no âmbito da arquitetura e urbanismo

  • Larissa Leticia Andara Ramos Universidade Vila Velha
  • Priscilla Silva Loureiro
  • Ana Paula Rabello Lyra
  • Maria Regina Lopes Gomes
Palavras-chave: prática de ensino, extensão universitária, comunidade acadêmica

Resumo

As atividades complementares são componentes curriculares obrigatórios que possibilitam o desenvolvimento e conhecimento dos estudantes. No âmbito universitário, tais ações são identificadas em práticas pedagógicas que promovem habilidades e competências alinhadas a formação. Este artigo apresenta a experiência de um projeto de ensino com ênfase nas atividades complementares em Arquitetura e Urbanismo. Trata-se de uma experiência que, além do cumprimento das diretrizes curriculares, estabelece ampla experimentação, abrangendo o corpo discente e docente do curso, com atividades diversificadas em um movimento praticoteoricoprático. A estrutura, ações e promoção das atividades foram desenvolvidas com base na teoria do ensino reflexivo e nas competências do arquiteto urbanista. Inclui a estratégia da autoavaliação para levantar a percepção do curso em relação ao projeto aplicado. Como resultado, observa-se o potencial das ações propostas e vivenciadas na articulação e crescimento praticoteoricoprático, identificados no envolvimento dos estudantes e no aumento do sentimento de pertencimento junto à comunidade acadêmica.
Publicado
2020-11-24
Como Citar
RAMOS, L. L. A.; SILVA LOUREIRO, P.; RABELLO LYRA, A. P.; LOPES GOMES, M. R. ATIVIDADES COMPLEMENTARES FORMATIVAS: Vivência prática ampliada no âmbito da arquitetura e urbanismo. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 4, n. 15, 24 nov. 2020.