OLHAR NOVAMENTE, IMAGINAR
Verbos para iniciar uma aprendizagem em projeto
Resumo
Este artigo é uma reflexão sobre o início da aprendizagem na primeira disciplina de projeto arquitetônico. Propõe-se aqui o cruzamento entre formulações teóricas e atividades em atelier, considerando dois termos principais: experimentar e representar. A experimentação refere-se a um tipo de interação com a matéria e os instrumentos como sendo fundamental para a construção de habilidades, e a representação refere-se aos modos de reunir as coisas através do desenho, entendo-as a partir de suas características geométricas e propriedades físicas. O atelier surge então como lugar próprio ao desenvolvimento de interações coletivas, fundamental para aprendizagem continua e flexível.A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.