Resumo
Este artigo tem como propósito apresentar possíveis alternativas para impulsionar o mercado das cervejarias artesanais da cidade de Pelotas/RS, identificando os impactos causados a partir da pandemia do covid-19 no setor. Para isso, realizou-se uma pesquisa de forma exploratória e qualitativa, utilizando como suporte o embasamento teórico de autores conceituados no assunto. Esta pesquisa foi aplicada em conjunto aos gestores e realizada de forma on-line onde pode-se analisar de maneira coesa o atual momento vivenciado pelas empresas. Tão logo foram obtidos os resultados da pesquisa junto aos gestores, pode-se evidenciar as principais causas pelas quais as empresas vêm sendo impactadas durante o período de pandemia, dentre elas, destaca-se, a baixa demanda e uma piora significativa no setor de vendas. Tais desafios tem feito com que os gestores tentem reduzir os gastos e optem por alternativas inovadoras, novos produtos, e processos que se encaixem ao atual momento vivenciado pelo setor. A pesquisa demonstrou que a melhor alternativa buscada pelas empresas para divulgar e vender os seus produtos têm sido as redes sociais; também, que a implementação de um sistema próprio de entrega tem ajudado a atender aos clientes que tem evitado sair de casa ou que costumavam consumir os produtos fora mas não puderam fazer isso devido às medidas restritiva provocadas pela pandemia.
Biografia do Autor
Matheus Kohls, Universidade Federal de Pelotas
Aluno do curso de Engenharia de Produção
Marcos Fernando da Silva Rehling Junior, Universidade Federal de Pelotas
Aluno do curso de Engenharia de Produção
Dener Schwanz, Universidade Federal de Pelotas
Aluno do curso de Engenharia de Produção
Aline Soares Pereira, Universidade Federal de Pelotas
Professora do curso de Engenharia de Produção