O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE FRAÇÕES

UM ESTUDO INVESTIGATIVO

  • Mauricio Ramos Lutz
  • Luísa Dinele Montanha Marques Galarça

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar como os professores articulam o conteúdo de frações, nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do que está disposto nos livros didáticos e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os dados foram coletados a partir de uma entrevista com sete professores de Matemática que estão atuando em sala de aula. Os entrevistados comentaram que uma das formas de facilitar o ensino de frações, é trabalhar com materiais concretos. Com a utilização destes materiais o estudante poderá ter menores dificuldades em sua aprendizagem, pois assim ele consegue perceber com maior facilidade a conceituação. Além disso, foi constatado que nos livros aprovados no Programa Nacional do Livro Didático o conceito de fração é apresentado sempre a partir de uma contextualização, entretanto não é apresentado de forma explícita. Também percebemos que os entrevistados possuem conhecimento sobre a BNCC. Além disso, comentaram sobre a importância de cursos de formação inicial e continuada para o estudo dela, pois é desta forma que os professores podem se apropriar dos conteúdos, competências e habilidade que devem ser desenvolvidos a cada etapa da vida escolar do estudante.

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Publicado
2024-01-05
Seção
Artigos