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Larissa Camila de Souza
Instituto Federal Goiano
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Júlio César Gomes de Oliveira
Instituto Federal Goiano
Resumo
Os jogos didáticos são utilizados no intuito de desenvolver várias competências, como o raciocínio lógico, as habilidades manuais e estéticas, as relações interpessoais e intrapessoais, a integração de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento, investigação e compreensão, a representação e comunicação, entre outros, assim como na transformação social. Neste sentido, este artigo tem como objetivo estudar aspectos relacionados aos jogos didáticos e o desenvolvimento intelectual e criativo do aluno autista por meio da seguinte pergunta norteadora: “Quais contribuições os jogos didáticos podem oferecer para o ensino e aprendizagem de matemática de alunos autistas?” Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa exploratória descritiva, do tipo análise bibliográfica, cujo os instrumentos de informações utilizados foram pesquisas de artigos no google acadêmico e fontes de diversos autores. Os dados coletados foram analisados a partir da criação de eixos e categorias de análise, definidos através do material obtido na pesquisa. Ao final deste trabalho, notamos ser possível trabalhar matemática utilizando os jogos didáticos de forma divertida e dinâmica, de modo que os alunos autistas consigam interagir, obter desenvolvimento neurocomportamentais, intelectuais e criativos, logo a matéria será compreendida, estimulando a socialização, a comunicação e a aprendizagem. Assim, concluímos que os jogos didáticos podem trazer diversas contribuições para o ensino e a aprendizagem de matemática do aluno autista, dentre elas, podemos citar: noção de tempo e espaço, habilidades matemáticas, memorização, raciocínio lógico, além de auxiliar no desenvolvimento de atividades voluntárias, promover troca de interações sociais, trabalho em grupo, afetividade, construção de diversos tipos de representações, o desempenho de movimentos proprioceptivos, e ainda demostrar várias emoções, tais como: prazer, desprazer, liberdade de ação, incertezas e espontaneidade, promovendo comunicação, interação e diversão.