-
Joice Fernanda Oliveira
Universidade do Estado de Santa Catarina, São Bento do Sul
-
Nilson Ribeiro Modro
Universidade do Estado de Santa Catarina
-
Luiz Cláudio Dalmolin
Universidade do Estado de Santa Catarina
-
Nelcimar Ribeiro Modro
Universidade do Estado de Santa Catarina
Resumo
É constatado que novas empresas de software têm o desafio de utilizar processos e ferramentas, o que afeta a prática com desafios significativos relacionados à qualidade. Isso afeta significativamente a indústria de software. Facilmente os processos de software são deixados de lado, devido a fatores como demanda, experiência e domínio. A engenharia de software continua a enfrentar desafios em meio ao aumento da demanda por projetos intensivos de software. Os desafios nos projetos, incluem produtos de baixa qualidade com todas as tentativas de transformar processos com as diversas ferramentas disponíveis.
O presente artigo que se apresenta em forma de mapeamento sistemático e se mostra muito promissor. O estudo tem o objetivo de levantar uma amostra de artigos postados entre os anos de 2018 até 2023, o foco do estudo é engenharia de software para melhorar as performances em startups. No processo de levantamento desse estudo foram levantados 4132 artigos selecionados sobre o tema, embora foram selecionados 85 artigos, por se tratarem integralmente dentro dos critérios estabelecidos pela pesquisa, apontando o tema e sendo amplamente explorado por estudiosos e teóricos.
O estudo se concentrou nas ferramentas de engenharia de software como gestão e estratégias para o desenvolvimento de software. Ao contrário de outros campos de engenharia, a engenharia de software é um campo relativamente novo que é muito intensivo em conhecimento. Esse campo da indústria envolve muito design e é extremamente dependente de pessoas, o que provavelmente explica por que a indústria de software enfrenta diferentes desafios e complexidades.