A INOVAÇÃO E CONVERGÊNCIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA TV 1.0 A TV 3.0.

Palavras-chave: TV 3.0, Convergência Digital, Distribuições de Conteúdo, Interatividade

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar a evolução da televisão, desde a Era 1.0 até a 3.0, evidenciando os conceitos e as tecnologias envolvidas nesses processos e problematizando seus impactos. Abordar esse tema á justificado por sua atualidade, bem como pelo seu potencial de promover mudanças nos processos de produção, transmissão e consumo de conteúdo. Evidencia-se também a assinatura do Decreto n. 12.595/2025, em 27 de agosto, pelo atual Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que regulamenta a TV 3.0, a considerando como a nova geração da televisão aberta e gratuita brasileira. Como método a  pesquisa é caraterizada como bibliográfica. Como resultados, destacam-se: melhorias na qualidade audiovisual, proporcionadas pela transmissão em UHD (4K/8K), HDR e áudio imersivo, a combinação entre broadcast e broadband que permite ao telespectador uma experiência interativa e personalizada sem precedentes, grande desafio acerca dos custos de implementação e das limitações de conectividade. Como conclusão, este trabalho ressalta que a TV 3.0 tem o potencial de redefinir as relações entre produtores, distribuidores e consumidores, exigindo uma adaptação estratégica por parte das emissoras e criando oportunidades para a inovação contínua na indústria audiovisual.

Biografia do Autor

Larissa Medianeira Bolzan, UFPel

Professora Adjunta do Centro de Engenharias - CEng na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Pós-doutora em Administração, com pesquisas sobre Escalabilidade de Inovações Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisas sobre os Processos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior. Realizou Estágio Doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - ULisboa, com estudos sobre Pedagogia Universitária e Avaliação Formativa no Ensino Superior. Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, com pesquisas sobre Tecnologias de Informação e Sociedade. Tem como interesses de pesquisas: Metodologias Ativas de Ensino para o Ensino Superior, Metodologias de Cocriação com vistas a promover Inovação Social/Tecnologias Sociais, Gênero, Psicodinâmica do Trabalho e a utilização de Tecnologia de Informação pela Sociedade.

Karine de Paiva Rodrigues, UFPel

Graduanda de Engenharia de Produção

Analista de conteúdos da Rede Globo

Publicado
2025-12-19