A INOVAÇÃO E CONVERGÊNCIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA TV 1.0 A TV 3.0.
Resumo
Este artigo teve como objetivo apresentar a evolução da televisão, desde a Era 1.0 até a 3.0, evidenciando os conceitos e as tecnologias envolvidas nesses processos e problematizando seus impactos. Abordar esse tema á justificado por sua atualidade, bem como pelo seu potencial de promover mudanças nos processos de produção, transmissão e consumo de conteúdo. Evidencia-se também a assinatura do Decreto n. 12.595/2025, em 27 de agosto, pelo atual Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que regulamenta a TV 3.0, a considerando como a nova geração da televisão aberta e gratuita brasileira. Como método a pesquisa é caraterizada como bibliográfica. Como resultados, destacam-se: melhorias na qualidade audiovisual, proporcionadas pela transmissão em UHD (4K/8K), HDR e áudio imersivo, a combinação entre broadcast e broadband que permite ao telespectador uma experiência interativa e personalizada sem precedentes, grande desafio acerca dos custos de implementação e das limitações de conectividade. Como conclusão, este trabalho ressalta que a TV 3.0 tem o potencial de redefinir as relações entre produtores, distribuidores e consumidores, exigindo uma adaptação estratégica por parte das emissoras e criando oportunidades para a inovação contínua na indústria audiovisual.