Sobre a Revista

Longa e relevante é a tradição deste periódico. As origens da Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas podem ser encontradas no ano de 1956. Nesse ano, foi publicado o primeiro número da Revista da Faculdade de Direito da Pelotas que, desde seus primeiros momentos, serviu para a veiculação de ideias de alguns dos juristas de maior relevo da história do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Essa Revista da Faculdade de Direito de Pelotas passou por diversas mudanças, assim como a própria Faculdade de Direito. A Faculdade de Direito de Pelotas é uma das mais antigas do Brasil e começou como uma faculdade livre, em 1912. Posteriormente, em 1947, passou a integrar a Universidade do Rio Grande do Sul (URGS), que, em 1950, foi federalizada e passou a se denominar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com a criação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 1969, a Faculdade de Direito de Pelotas passou a ser integrante desta.

Nesse trajeto, a Revista teve três nomes – Revista da Faculdade de Direito de Pelotas, Revista da Faculdade de Direito (UFPel), até chegar ao atual, Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas, para se ajustar aos novos tempos. Durante o período, também, foram seus editores e autores diversos professores e alunos de grande destaque da Faculdade de Direito, fazendo dela um retrato das ideias e pensamentos que se desenvolviam na academia jurídica do Rio Grande do Sul.

A partir de 2015, a revista passou a ser publicada apenas de forma on-line. Em tal data, foi criada uma nova série, com o reinício de sua numeração. A partir de então, a revista adotou para as suas publicações o sistema virtual SEER, a tradução brasileira do sistema de editoração de revistas mais utilizado no mundo, o Open Jornal System (OJS). Com o sistema, os números da antiga série da revista serão digitalizados. Essa mudança possibilitou implantar sistemas de avaliação cega e demais requisitos sugeridos para que a produção intelectual circule de forma isenta e aberta, venha ela de Pelotas, do Rio Grande do Sul, do Brasil ou de outros lugares do mundo.