Violações de direitos humanos em conflitos socioambientais no Brasil

  • Renata Barbosa Lacerda Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ). https://orcid.org/0000-0001-6128-7285

Resumo

O presente trabalho discute como a perpetuação de violências que afetam defensoras e defensores de direitos humanos envolvidos em conflitos socioambientais no Brasil se dá pela gestão desigual de ilegalidades, condição da expansão do modelo extrativista. O trabalho analisa marcos regulatórios sobre direitos humanos e suas violações, assim como reportagens, pesquisas e etnografias sobre extrativismo, violências e conflitos socioambientais.

Biografia do Autor

Renata Barbosa Lacerda, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ).
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/MN/UFRJ). Pesquisadora no Núcleo de Antropologia da Política (NuAP) e no Núcleo de Estudos sobre Amazônia Contemporânea (NUAMA/UERJ). Possui mestrado (Sociologia, ênfase em Antropologia) em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/ UFRJ) e graduação em Ciências Sociais, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS).
Publicado
2021-08-13