A Teoria Geral do Direito de Eric Millard

Resumo

Trata-se de uma resenha crítica da obra “Théorie générale du droit” de Eric Millard, publicada no ano de 2006 pela editora Dalloz, em Paris, e que teve duas únicas traduções, a primeira tradução foi para o italiano, no ano de 2009, a segunda, mais recente em 2016 em espanhol, porém, não há até o presente momento uma tradução em português, o que torna relevante a presente resenha descritiva, a fim de contribuir para futuros pesquisadores sobre a teoria do direito e suas adjacências. Destaca-se que, para o autor, o objeto da teoria geral do direito não é descortinar o direito em si, mas sim o discurso produzido sobre o direito, denominado dogmática ou doutrina jurídica.

Palavras-Chave: Eric Millard. Teoria Geral do Direito. Dogmática Jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Sebastião de Oliveira, Centro Universitário Ingá (UNINGÁ)

Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em Direito pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professor do Centro Universitário Ingá (UNINGÁ). Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, sociedade científica do Direito no Brasil. Contato: drjso1945@gmail.com

Rodrigo Róger Saldanha, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Doutor em Direito pelo Centro Universitário de Maringá (UNINTER), com bolsa PROSUP/CAPES pelo Programa de Pós-Graduação. Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá / Bolsista CAPES. Professor Universitário, tendo atuado no Programa Stricto-Sensu em Direitos Humanos e Políticas Públicas e da graduação em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos Universidade de Coimbra - Portugal.

Publicado
2025-12-31