Os Desafios do Bem-estar na América Latina, as Políticas de Igualdade de Gênero e as Respostas Governamentais para a “Crise do Cuidado”

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Clarisse Paradis

Resumo

Os países latino-americanos enfrentaram profundas transformações sociais e demográficas nos últimos vinte anos, com a incorporação massiva das mulheres no trabalho remunerado, transformações no escopo da família nuclear e o envelhecimento de sua população. Essas transformações geram dilemas associados à relação entre o trabalho remunerado e não remunerado e à “crise do cuidado”. Se houve uma renovação da agenda social entre o início do século e meados da sua segunda década, na América Latina, quais foram as percepções e respostas dos Estados a estas transformações? A partir do aporte da literatura sobre Estados de Bem-Estar Social, suas críticas feministas e adequações para pensar o contexto regional, serão analisados os planos nacionais de igualdade de gênero, com o objetivo de averiguar se e como os governos consideraram, valoraram e propuseram soluções para essas transformações. Conclui-se que para que os sistemas de bem-estar latino-americanos desafiem as desigualdades de gênero é necessário efetivar e fortalecer a participação do Estado na produção do viver.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Paradis, C. (2019). Os Desafios do Bem-estar na América Latina, as Políticas de Igualdade de Gênero e as Respostas Governamentais para a “Crise do Cuidado”. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 5(2), 323-339. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v5i2.8197
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Clarisse Paradis, Departamento de Ciência Política da UFMG

Doutoranda em Ciência Política pela UFMG, mestre em Ciência Política pela mesma instituição. Graduada em Relações Internacionais pela PUC Minas. A autora tem contribuído com os estudos de gênero e teoria feminista. É bolsista CAPES.