Edição Atual

v. 12 n. 2 (2024): Dossiê: Antropologia e Arqueologia Sensorial
Capa do Volume 12 da Revista de Antropologia e Arqueologia Tessituras, Dossiê: Antropologia e Arqueologia Sensorial. Fotografia de uma paisagem litorânea em preto e branco. Ao centro, três pessoas caminham puxando uma vértebra de baleia com uma corda atada a uma haste de madeira. Marcas paralelas de pneus estão na areia sob seus pés. Fotografia de Murilo A. Barcelos para projeto " ecocaminhadas no bioma pampa. Aprendizagens móveis e sensoriais".

O dossiê temático intitulado “Antropologia e Arqueologia Sensorial” surgiu de debates e reflexões proporcionados pelos encontros do Núcleo de Estudos Saberes Costeiros e Contra-Hegemônicos da Universidade de Rio Grande (NECO/FURG). Nele estão reunidos textos de Antropologia e Arqueologia, bem como de outras áreas de conhecimento, voltados para a temática sensorial. 

Um interesse central do dossiê consiste em entender como a pesquisa etnográfica se relaciona e pode contribuir para o estudo da sensorialidade, mais especificamente, no que diz respeito aos modos de ser-no-mundo de determinadas sociedades humanas a partir de suas relações sensíveis com as coisas, seres e lugares.

Organização do Dossiê:

Gianpaolo Adomilli; Lucas Antonio da Silva; Letícia D’Ambrosio.

 

Comissão Editorial Executiva:

Danilo Vicensotto Bernardo; Daniele Borges Bezerra; Pedro Luís Machado Sanches.

Publicado: 2025-11-01

Dossiê Antropologia e Arqueologia Sensorial

Ver Todas as Edições

 ISSN 2318-9576